quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia dos arcanjos

A igreja católica venera hoje os três arcanjos. São Miguel, São Rafael e São Gabriel. A igreja cultiva esta devoção considerando estes arcanjos protectores e intercessores que acredita vêm do Céu em nosso socorro.
Anjo significa mensageiro mas arcanjo é o anjo principal.
 A respeito deste dia lembrei-me que no local onde nasci que então era freguesia e agora é a vila das Lajes na ilha Terceira, Açores, no domingo a seguir a este dia se venera o arcanjo São Miguel que é o orago da Vila.
São Miguel Arcanjo, segundo a bíblia é um dos sete espíritos assistentes ao trono do altíssimo, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.
É por isto que domingo é dia de procissão de São Miguel Arcanjo na vila das Lajes e a sua imagem vai em andor percorrer a artéria principal da vila a abençoar os seus habitantes e forasteiros que nesse dia tradicionalmente a visitam.
Esta é a imagem de São Miguel arcanjo da igreja da minha terra natal que costuma estar no altar- mor mas a fotografia foi tirada no dia anterior à procissão e ele foi apeado do seu lugar para ser colocado no andor e decorado a rigor, no que os lajenses são exímios!

Clube de Karate-Do Shotokan De Angra do Heroísmo celebra 20º aniversário



A história que te vou contar é uma história de sucesso mas também de muita carolice e de muito entusiasmo próprio de jovens que têm o segredo de acreditar neles próprios e a confiança absoluta de que são capazes de atingir os objectivos, de fazer o que gostam, de ir mais além, sem descambar no fracasso apesar dos desaires, das adversidades e das derrotas sofridas no percurso.
Era uma vez...
Um menino chamado Miguel que fez os seus estudos preparatórios no antigo Liceu Nacional de Angra do Heroísmo após o que foi estudar para Lisboa onde contactou com este desporto tendo-lhe tomado o gosto. O menino tornou-se doutor e voltou à  terra natal licenciado em Direito ( Jurídico-Económico) trazendo na bagagem o gosto e os conhecimento em Karate que havia adquirido na metrópole. Era o início da década de noventa, entusiasmando amigos e ex colegas da Terceira, terra onde diz que "é muito agradável viver porque a qualidade de vida é muito alta", começam a praticar este desporto nos redutos da Escola Secundária de Angra do Heroísmo jovens como  Fernando Adriano, Carlos Adriano, Gerardo Teles, João Candeias, João Castro, Paulo Enes, Ana Teresa Sousa, Olivério Rocha e outros e estava assim, formado o embrião que se tornou num caso de sucesso e satisfação para muitos jovens terceirenses e Açorianos.:
O menino tornou-se homem, um homem de sucesso, quem nunca ouviu, em Angra do Heroísmo falar do Dr. Miguel Corte-Real  da Silveira Monjardino que é neto do  que foi meu professor de saúde Dr. Anselmo da Silveira, lembram-se dele? foi chamado a leccionar na universidade Católica Portuguesa deixando o vírus  desta prática desportiva na Terceira.
Ia-se a meados da década de noventa e um praticante do grupo, João Guiod de Castro herdou a tarefa de continuar o projecto, abdicando dos seus estudos superiores, dedicou-se de corpo e alma à  causa, transformando o sonho num clube com  a sua sede, técnicos e dirigentes preparados, oficiais de mesa, treinadores, árbitros, 2 campeões nacionais, 3 vice-campeões nacionais e um sem número de 3º classificados a nível nacional.
Muitos atletas,muito trabalho, muita dedicação, muito suor, muito sucesso  e alguma lágrima a querer escorrer do canto do olho até que o Clube de Karate-do Shotokan de Angra do Heroísmo se tornou adulto, atingiu a maioridade e celebrou o seu 20º aniversário.
Foi dia de festa para o karate terceirense, festejou-se no complexo desportivo do estádio João Paulo II de Angra do Heroísmo:
Expostos muitos painéis com fotografias retrospectivas dos momentos mais representativos do karate terceirense que fizeram a delícia de praticantes e ex- praticantes e dos familiares e  convidados,  oito montras com troféus de atletas que se têm distinguido a nível regional e ou nacional, um vídeo a passar e a cativar a atenção dos visitantes e como não podia deixar de ser, um treino informal de Karate que contou com os actuais e antigos participantes sob a orientação do Dr. Miguel Monjardino, como nos velhos tempos da sua juventude.

 Como era dia de aniversário não podia deixar de haver beberete,  bolo e velas para se cantar os parabéns...

Também estive lá e colaborei, como directora do Departamento de Marketing e Publicidade sinto-me no dever de colaborar e faço-o com muito gosto!


  O meu entusiasmo por este desporto já vem de muito longe, desde que o meu filho, aos 6 anos, o começou a praticar e que me perdoem, mas como mãe galinha que sou, não resisto a publicar esta fotografia que me traz tantas saudades! :


Aqui fica um pequeno vídeo deste evento para a posteridade e como exemplo para os mais novos não esquecerem que :
As coisas mais importantes na vida não são as coisas mas os momentos e as recordações que deles advêm...




" As melhores coisas que as pessoas podem ter depois de bons hábitos são boas recordações"


Cidadania, um papel de importância relevante - Cursos de dirigentes desportivos de nível I

Realizou-se no local e  dias acima  mencionados, um curso de dirigentes desportivos.
Foi muito participado e organizado pela Associação de Karate dos Açores em parceria com a Associação de Judo da Ilha Terceira e com a colaboração da Direcção Regional dos Desportos e dos Serviços de Desporto da Ilha Terceira.
Na qualidade de directora do departamento de marketing e publicidade da Associação de karate dos Açores  estive lá no arranque do referido curso, agradecendo a colaboração acima mencionada, apresentando os formadores e dando as boas vindas aos formandos porque, na minha opinião, o papel de dirigentes desportivos é um papel de cidadania de grande e relevante valor, especialmente nesta altura em que não se faz nada de graça... e também porque por experiência própria, pois já frequentei este curso, sei que ficarão habilitados  com uma abrangente bagagem de ferramentas muito necessárias e importantes para o desempenho das funções em causa e porque penso que não é por acaso que as pessoas abraçam esta causa  mas sim porque foram feitas para desempenharem este papel de cidadania em prol dos clubes e dos atletas que representam.
O futuro é hoje e se não corrermos terá sido amanhã; É por isso muito importante que os dirigentes desportivos não fiquem à espera, não percam o comboio para que as associações e clubes que representam não sejam prejudicados num futuro que se vislumbra difícil mas que tem que ser encarado com esperança e coragem!

Tenho a certeza que todos os participantes aproveitaram a formação que lhes foi proporcionada e que ficaram mais ricos e valorizados assim como  os seus clubes e associações e o desporto e  desportistas de um modo geral.