sexta-feira, 4 de novembro de 2011


O conforto de umas sapatilhas

Todos os dias, pela manhã, se o tempo e a vida me permitem, gosto de fazer a minha caminhada. Visto uma roupa confortável, calço umas sapatilhas e lá vou eu!
Ao calçar as sapatilhas sinto-me muito bem, preparada para enfrentar uns quilómetros e penso sempre no tempo em que não havia calçado tão confortável e nas senhoras que fazem imensos sacrifícios sobre as suas "quedíssimas altíssimas" em nome da elegância.
Embora as minhas sapatilhas não sejam de marca especial, são bastante confortáveis e coloridas pois eu sou uma sessentona que gosta de cores alegres, e servem perfeitamente para uma marcha a sério.
 Pensando no assunto, resolvi então, fazer uma ligeira pesquisa sobre este tipo de calçado e o seu aparecimento:
Fiquei sabendo que os ténis estão na moda, toda a gente os usa para além dos atletas, há ténis líndíssimos e "chiquérrimos" e alguns com solas amortecedoras  de preços astronómicos.
Pensa-se que Henrique IV de Inglaterra ( 1366/1413), irmão de D. Filipa de Lencastre, rainha de Portugal, da dinastia de Avis, foi o primeiro a encomendar ténis, seis pares de sapatos de feltro, para jogar, pois tinha problemas de pele.
Mick jagger, vocalista dos "the Rolling Stons", uma das bandas inglesas mais famosas do século passado, casou-se de ténis

e Woody Allen, comediante, humorista e cineasta norte americano, usava ténis de lona quando acompanhou ao balé a primeira dama dos estados Unidos, Betty Ford.

Como referi acima não me "amarro" em marcas, mas muitos jovens com quem conversei disseram-me que as all star e adidas são as melhores sapatilhas e ficam sempre bem e que as da echo também são muito giras.
A maioria deste calçado é feito na Formosa e na Coreia  do Sul e mais recentemente na China.
Os estilos e finalidades destes sapatos são infindos, há sapatilhas para marcha, para jogar ténis, para jogging e com solas revolucionárias e artifícios ortopédicos, havendo até modelos com um computador em miniatura incorporado que trabalha a bateria e que regista a distância percorrida, o tempo dispendido, o passo em quilómetros por hora e até, pasme-se, o número de calorias queimadas!
Mas isto são produtos de alta tecnologia para quem ganha um ordenado de futebolista! As minhas sapatilhas, são básicas, servem para todos os fins, não contam as calorias, custaram , em saldo, uma modesta quantia, mas andar com elas é como voltar à juventude e na rua , sinto-me leve, bem-disposta e com vontade de avançar que é o que interessa...