quinta-feira, 12 de junho de 2008

Rápidas melhoras à minha amiga Cecília...

Santo António encontra coisas,
Tua saúde encontrará
Dar-te-á saúde e forças
A nossa Cecília vencerá!!!

Mando-te este lindo ursinho
E também estas flores
É sómente um miminho
Cá dos nossos Açores...

À minha amiga Cecília
Faço votos de melhoras,
P'ra se juntar à família
Gozando todas as horas!







Santo António o auxiliar nas causas e coisas perdidas


Quando eu era criança, havia o hábito de solicitar a ajuda de Sto.António
no caso de se ter perdido alguma coisa, na ocasião, prometia-se uma esmola em louvor do santo que se colocava em cima da parede junto à nossa casa, caso a graça fosse concedida e o objecto perdido aparecesse.
Normalmente era um pão que era levado por qualquer pessoa que passasse e que conhecia o hábito.



A ermida de Santo António, no sopé do Monte Brasil, A. do Heroísmo.


Véspera de Santo António

Amanhã é dia de Santo António, e hoje celebram-se , com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa Os casamentos de Santo António.
Nascido a 15 de Agosto de 1195 , diz-se protector dos pobres, auxiliar das coisas e pessoas perdidas e amigo nas causas do coração , sendo por isso que se celebram os casamentos em sua honra.
Nascido numa família abastada, foi baptizado com o nome de Francisco, mudando de nome ao entrar para a ordem Franciscana.
Foi para Marrocos onde adoeceu gravemente tendo sido, por isso, obrigado a regressar a casa, no entanto, uma grande tempestade obrigou-o a aportar Sicília, na Itália, onde entrou na ordem de Assis tendo conhecido S. Francisco de Assis, seu mestre e inspirador.
Começou a pregar tornando-se num grande e inspirado orador, de tal modo que as suas pregações chegavam a alterar a rotina das cidades onde pregava.
Pregando chegou a Pádua,
morrendo no convento de Santa Maria de Arcella às portas dessa cidade, com 36 anos de idade, no dia 13 de Junho, tendo sido mais tarde, transladado para a Basílica de Pádua.
Dedicou-se ao serviço de Deus e dos pobres, pelo que uma das tradições mais antigas, em sua homenagem,consiste na distribuição de pães aos necessitados, em sua homenagem como se fazia e penso que ainda se faz,
junto à ermida com o seu nome no sopé do Monte Brasil em Angra do Heroísmo, Terceira, Açores.