sexta-feira, 3 de abril de 2015

Ninho de Páscoa

Ninho de Páscoa



Costumo, todos os anos pela Páscoa, fazer este bolo, embora não tenha nada de especial, é muito decorativo e o meu filho quando era criança adorava ter uma amêndoa sobre a sua fatia. Normalmente uso fios de ovos mas não havia no mercado e o funil com que eu costumo fazer está tão bem guardado que nunca o encontrei... Então decidi fazer com ovos moles e não ficou nada mal.
O bolo é um bolo simples que pode ser recheado ou não só que eu não recheio porque, para fazer mal já basta o que aí vai, depois faz-se uma pequena forra de chocolate que se verte rudimentarmente sobre o bolo e enche-se a cavidade com fios de ovos, neste caso ovos moles .
Passo-te a receita dos ovos moles que é muito simples, económica e boa  para rechear ou decorar:

Ovos moles económicos:

250gr. de açúcar,
1,5 dl de água,
5 ovos mais uma gema,
1 colher das de sopa de farinha Maizena.
Leva-se o açúcar com a água a ferver durante 5 minutos e deixa-se arrefecer.
Noutro recipiente coloca-se a farinha Maizena e vão-se misturando aos poucos os ovos e a gema, mistura-se muito bem!
Verte-se o creme anterior, em fio, sobre a calda de açúcar, mistura-se bem e leva-se lume brando, mexendo sempre, até engrossar. 
Coloca-se a panela num recipiente com água fria e mexe-se até arrefecer.
Está pronto a usar!


Para este bolo precisas de uma forma deste género para ficar uma cavidade no interior do bolo.



Um grande feito, das nossas vidas é curvar-mo-nos e pedir perdão. Este acto não nos humilha, antes pelo contrário engrandece-nos e eleva-nos como seres espirituais.
Curvê-mo-nos, neste dia especial, para os cristãos, perante tamanho mistério, o da cruxifixão e ressurreição de Jesus Cristo!

Sexta - Feira Santa

Sexta Feira Santa


Na paixão de Nosso Senhor Jesus Christo, S. João relata-nos que tendo Pilatos dito aos Judeus:
-Eis aqui o vosso rei. 
Porem eles clamavam: Tira, tira lá: crucifica-o.
Pilatos replicou: Hei-de crucificar o vosso rei?
 E responderam os pontífices : não temos rei, senão César!
Então pois Lho entregou para ser crucificado e, com effeito recebendo a Jesus o conduziram e Elle levando a sua Cruz, se encaminhou para o logar denominado Calvário, em Hebreo Golgõtha, onde o crucificaram e com Elle outros dous, de uma e outra parte, ficando Jesus no meio...................................................
Junto à Cruz de Jesus estavam sua Mãe  e a irmã d'ella Maria de Cléofas e Maria Magdalena. Jesus pois vendo a Mãe e o Discípulo por Elle amado, que também ali estava, disse a sua Mãe:
Mulher, eis-ahi o teu filho e depois disse ao Discípulo: Eis ahi a tua Mãe e d'aquella hora o Discipulo a levou consigo. Depois sabendo Jesus que tudo estava completo, para se cumprir a Escriptura, disse: Tenho sede. 
Havia-se ali posto um vaso cheio de vinagre, donde aquelles ensopando uma esponja e envolvendo com o bisope lh'a apresentaram á bocca. E Jesus, provando o vinagre, disse:
Está consummado e enclinando a cabeça, entregou o espírito.


 Ilustrando o que  transcrevo, do evangelista São João, mostro-te  acima, estas  imagens, muito antigas do Senhor dos Passos e de sua Mãe Nossa Senhora das Dores e também a capa de um missal do início do séc, XIX, feito em Pariz, na antiga casa Morizot, Laplace, Sanchez e Cª. Editores. É um Exemplar belíssimo com folhas douradas, capa dura com relevos, dois fechos trabalhados, estando em muito bom estado, para uma peça com   200 anos,  que te mostro abaixo com mais pormenor: