sábado, 19 de março de 2016

No Dia do Pai:
Celebrando-se hoje o dia do pai, não resisto a partilhar o que escrevi no 4º Domingo da Quaresma, que tratou a parábola do filho pródigo, pelo que representa de amor infinito de um pai ao seu filho e a confiança ,ou melhor, a certeza do filho de que pode contar com o perdão e a compreensão do seu progenitor:
O filho pródigo:
Ao entrar na igreja paroquial de São Pedro de Angra, um pouco antes do meio-dia, apercebi-me de que havia um quadro diferente junto ao altar, e pensei tratar-se de uma tela mandada recuperar e que o pároco quisesse apresentar aos paroquianos. Aguardei expectante...
Só depois da leitura do evangelho e da homilia em que o reverendo padre Jacinto Bento, numa atitude pedagógica, se referiu ao quadro como uma reprodução de um quadro de Rembrandt, pintor holandês que viveu entre 1606 e 1669, considerado por muitos um dos maiores pintores do seu tempo e talvez de todos os tempos, que se dedicou ao retrato dos seus contemporâneos ao auto-retrato e à pintura de cenas bíblicas entre as quais se destaca " O Retorno do filho Pródigo" no último ano da sua existência.
Não sendo perita em pintura, não vou entrar por aí, embora tenha admirado na pintura, a fisionomia do pai, numa atitude de serena alegria, perdão e amor pelo filho regressado, a postura do filho inclinado e de quem arrependido, pede perdão, e a luminosidade que o pintor incutiu nesta cena, deixando os restantes elementos num segundo plano, como que a realçar aquele regresso, e a necessidade de se perdoar com alegria e sem rancores.
Foi esta a ideia com que fiquei desta homilia: - que temos de perdoar, de esquecer e de tentar perceber as atitudes dos que nos rodeiam quer sejam filhos, familiares, amigos ou conhecidos, para que se encontrem, ajudados pela nossa compreensão, misericórdia e alegria.
Que neste Quarto Domingo da Quaresma, que celebrou a alegria através desta parábola que realçou a alegria que o pai sentiu ao receber o filho que julgava perdido, todos consigamos sentir dos nossos semelhantes compreensão e misericórdia pelas nossas faltas, e saibamos também retribuir esses sentimentos para que este mundo se torne um pouco melhor!
Victor Hugo dizia: 'A suprema felicidade consiste em termos a certeza de que somos amados. Amados pelo que somos , ou melhor ainda: amados apesar do que somos'
É isso que se deseja a todos os pais e filhos neste dia especial que se amem pelo laço especial que os une e que se aceitem e amem com os seus defeitos e virtudes, com as suas diferenças e que estejam sempre uns para os outros no pior e no melhor hoje, dia do pai, e todos os dias das suas vidas! 
Feliz dia do pai !!!
Aqui estão os meus homens, pai e filho.