quinta-feira, 28 de julho de 2011

Apreciar o passado... (tourada das Bicas de Cabo Verde)

Faz hoje precisamente um mês que vivemos na nossa casa,  momentos ricos, embora fugazes que gostaria que fossem eternos.
Como gostamos muito de receber os nossos amigos aproveitamos o dia de tourada junto da nossa casa, para  convivermos, apreciando deste modo o que a vida nos oferece de bom.  Recordo e aprecio esses momentos passados, apreciando, saboreando e enaltecendo  assim a vida  visto que a nossa vida é composta de momentos passados que de tão marcantes  permanecem na nossa memória.
Para os que não são de cá informo que dia de tourada na ilha Terceira é dia de porta aberta e de mesa posta para todos; são corridos quatro touros atados a uma corda manobrada pelos pastores de chapéus abeiros e camisolões brancos, os quais são estimulados pelos capinhas que os trabalham em bonitos passes de guarda-sol em punho, sendo mimoseados com palmas e olés da multidão.
O que dá o toque final a toda esta alegria é o chamado "quinto touro" altura em que os convivas se juntam à volta da mesa para conviverem apreciando os tradicionais petiscos e refrescando a garganta com uma cervejinha bem geladinha.
Quero mostrar-te uma especialidade feita por uma amiga nossa do Porto Judeu " papas grossas", freguesia onde são confeccionadas como em lugar algum da ilha Terceira. Falo da minha amiga Maria de Lurdes Melo que as fez e decorou com um tema apropriado, cá está o capinha com o seu guarda-sol chamando o touro, isto em canela, claro, que dá aquele sabor inconfundível...
Agora é esperar pelo ano que vem para voltarmos a viver momentos semelhantes. Contudo e porque digo que a vida é feita de momentos passados não quero aqui deixar de referenciar que neste dia me lembrei bastante de um amigo que há um ano esteve connosco muito contente e satisfeito e que já não se encontra entre nós, o Victor Rocha. É por isso que devemos aproveitar cada segundo, cada momento, cada oportunidade!