quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

"Domesteque"

 Se houve coisa boa, saída desta pandemia, se é que pode sair algo de bom de tão triste situação, foi que este ano não se falou de gripes, aquela epidemia que costuma aparecer por esta altura do ano,  com tosses, rouquidões, espirros e dores de cabeça. Não, não se falou disso porque, as pessoas estiveram confinadas, usaram máscaras e desinfetantes e tiveram outros cuidados…

Não se ouviu tossir nem espirrar  e por isso a expressão normalmente usada quando alguém espirra também ficou a aguardar nova oportunidade:

-"DOMESTEQUE!"

Esta expressão sempre me fez confusão e, embora me "cheirasse" a derivado do latim, sempre pensei que havia de aprofundar o assunto, hoje, com alguma disponibilidade de tempo, levei a cabo esta tarefa e debrucei-me sobre os antigos missais e livros de orações, que guardo religiosamente, do tempo das nossas mães e avós, pois não havia senhora que se prezasse  que não fosse para a igreja munida  do seu missal.

Vai daí que depois de muito rebuscar, dou de caras com a Ave Maria em latim:

"Avé Maria, grátia plena, dóminus tecum, benedicta tu in muliéribus et benedictus fructus ventris tui Jesus"

Voltei à minha meninice e, vi-me ajoelhada ao lado da minha mãe, na nossa igreja das Lajes, entre a luz das velas que iluminavam o saudoso padre Gregório Rocha, de costas voltadas para os seus fieis, lá ao longe, ladeado pelo sacristão que repetia a oração num latim atabalhoado.

Estava então, explicada a minha dúvida, sempre que alguém espirra, lançamos mão dessa língua morta e saudamos a pessoa com um pomposo "domesteque" , saudação latina que se traduz pela expressão " Dóminus Tecum" - O senhor esteja contigo!

Ora digam lá se não vale a pena guardar as coisas?! Como teria eu oportunidade de aprofundar este assunto se não tivesse à mão estes velhos e preciosos livros, entre os quais se encontra o livro que usei na minha comunhão solene, de capa branca?

Um abraço amigo e DOMINUS TECUM - O SENHOR ESTEJA CONTIGO!