domingo, 21 de fevereiro de 2016

A estação do Rossio e 

os seus painéis de azulejos

Como açoriana, todas as vezes que utilizo esta estação, fico deslumbrada com a sua beleza e com pesar que os restantes utilizadores, talvez porque estão muito atarefados no cumprimento das suas tarefas diárias ou pelo uso repetido deste local não pareçam aperceber-se da riqueza deste património, construído em 1886/87, inaugurado em 1890 e recentemente reconstruído.
Adoro-a, acho-a linda, sobretudo a sua fachada de estilo neo-manuelino, desenhada pelo arquitecto Luís Monteiro e os seus painéis no interior .

Classificada como imóvel de utilidade pública, dela saem os comboios da linha de Sintra, fica situada num local estratégico de Lisboa entre a praça do Rossio e os Restauradores.
Sempre que a utilizo fico encantada com os lindíssimos painéis de azulejos que adornam o seu interior e costumava interrogar-me acerca do termo azulejo pois pensava eu que deveria vir da palavra azul porque costumam ser azulados, contudo, recentemente  li que a palavra vem do árabe "azzelij" que quer dizer: PEQUENAS PEDRAS POLIDAS.

De meados do século passado, oferecidos pelo fundo de fomento de exportação, representam o que se produzia naquela data e que contribuía para a riqueza nacional: Tecelagem e bordados, oleaginosas, sisal, pratas, filigranas, frutas, vinhos de mesa, da Madeira e do Porto, conservas de peixe, cortiça, café, enfim uma gama de produtos que servindo para exportar enriqueciam o país e davam trabalho a muitos braços!
Apetece-me, atendendo ao que se ouve, vê e lê diariamente na comunicação social, perguntar:
- E agora, como vão as referidas produções e as respectivas exportações?

Um Passeio a Belas/ Fofos de Belas


A minha amiga Mila convidou-me a ir a Belas que é uma vila do Concelho de Sintra, para visitar uma casa de antiguidades que ela conhecia.
Lá fomos, vimos coisas lindíssimas, mas foi só ver porque dos preços nem quero falar; como a tarde já ia longa resolvemos lanchar na casa dos fofos de Belas que são uma importante referência na riqueza gastronómica do concelho sintrense.
Pequenos pães-de-ló, feitos com farinha,gemas,claras em castelo.açúcar, fermento e raspa de limão, vão a forno de lenha em pequenas formas enfarinhadas e depois são abertos e recheados com um creme feito com amido de milho, leite açúcar e gemas após o que são polvilhados com açúcar.

Claro que não resistimos e fizemos honras  aos ditos bolos que na verdade, embora simples, são uma especialidade.
O local é uma antiga padaria que foi reformulada mas ainda se podem ver os pés das mesas antigas, que são uma delícia como podes constatar.
Enfim, uma tarde que não quero esquecer assim como não quero deixar  de agradecer à minha amiga o amável convite e a simpática companhia.

No Dia Mundial do Doente

                                            

Rangem os ossos,
Roda a cabeça
E falta o pé?
-É a doença!
Temos tremores,
Dores Atrozes
E o coração acelera?
-É a doença!
A cama chama,
Falta a alegria
E sobra a tristeza?
-É a doença!
Já não se pode
 Responder à vida
Com prontidão?
-É a doença!
Começa a luta,
Procuram-se médicos 
E tomam-se drogas?
-É a doença!
...........
E uma infinita tristeza,
Uma insegurança e frieza,
Segredam muito mansinho...
-Que tudo se esvai devagarinho,
Que a juventude depressa voou,
Que a saúde também se esfumou,
E que agora só podemos contar
Com as recordações a passar,
Com nossas lembranças e sonhos
E com o apoio dos outros!


11 de Fevereiro de 2016
Dia Mundial do Doente,
Clara Faria da Rosa