domingo, 8 de agosto de 2010

"A Família Contente em São Mateus da Calheta" DE LIDUÌNO BORBA




Foram  às dezenas, os Contentes que compareceram no restaurante Quebra-Mar, Igreja velha, São Mateus,ilha Terceira - Açores, vindos de vários locais da ilha e de várias paragens do Mundo  e muitos  também, os que não podendo  comparecer fisicamente, estiveram presentes espiritualmente, enviando as suas comoventes mensagens escritas, para assistirem ao lançamento de mais um trabalho de Liduíno Borba, com o título que acima se insere.
A família Contente, segundo o autor, é oriunda da freguesia das Doze Ribeiras,  na ilha Terceira,  Açores e tem descendência espalhada por todo o Mundo. Esta família descende de Manuel Cardoso, nascido em Santa Bárbara em  1610 e casado com Bárbara Gomes. Em 1915 descendentes desta família  mudam-se para São Mateus,  tendo esta numerosa família ao longo do séc.XX  desempenhado um papel importante  na sociedade da localidade ao nível social .
Foi um importante papel de pesquisa que  Liduíno Borba efectuou, que estou certa, será de grande relevância no futuro como registo da importância que as famílias tinham nas sociedades em que se inseriam , dos laços que as uniam  e do modo como se relacionavam e viviam os seus acontecimentos mais ou menos felizes, mais ou menos importantes.
Porque fomos convidados a comparecer neste evento, facto que aproveito para, neste momento e nesta página,  agradecer ao autor, enquanto apreciava a belíssima vista que se desfruta da ampla esplanada do dito restaurante, pus-me a pensar no valor desta obra que para além da importância  que acima refiro, teve o condão de reunir tanta gente da mesma família, alguns dos quais nem se conheciam, nem sabiam da existência uns dos outros!
Tenho a certeza que se fizeram muitas amizades  e se criaram muitos laços...e é aqui que queria chegar ,
A IMPORTÂNCIA DOS LAÇOS , é importante criar laços de familiaridade, amizade, camaradagem, entreajuda e comunhão mas isso é uma coisa que dá trabalho tem que ser tratado, cultivado, adubado, continuado, revolvido, sempre com muita persistência e vontade ... não se pode deixar passar o tempo sem se comunicar, sem estender as mãos, sem perguntar, sem dizer, isto é, sem se fazer sentir que estamos interessados nos outros e que esperamos também que os outros se interessem por nós.
Há um provérbio chinês, muito antigo, que diz: -- Não deixes que a erva nasça no caminho que te leva a casa do teu amigo.
Desejo a todos os Contentes, que saibam manter os laços que já existiam entre os respectivos familiares e os que porventura tenham criado agora, com esta oportunidade, gerada por Liduíno Borba, e que nunca deixem criar ervas no caminho que os possa levar até cada um Contente, seja em que lugar for deste vasto  planeta!
Quanto a nós caro amigo/a, não quero que haja ervas  no caminho que nos une, procura esta página para saberes de mim e diz-me algo, isto é faz-me sentir que estás aí e que me visitas...