quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Saudade, a memória do coração" ( No dia que seria do aniversário da minha mãe )









Flores * Mensagens e imagens!

Se a minha mãe, Maria Almeida de Meneses, falecida em 30 de Abril de 1992,  fosse viva, faria hoje 91 anos pois havia nascido em 1918.
Durante o dia lembrei-me muito dela e de uma frase que ouvi, um dia destes, numa homília do eloquente diácono Sr. Martins do Carmo que dizia : - A SAUDADE É A PRESENÇA NA AUSÊNCIA!
Nada mais verdadeiro!
Sinto saudades da minha mãe, é verdade! Mas, embora ausente,  e sepultada na terra fria, tem estado sempre presente no meu coração, na minha memória, na minha vida e no que sou, através dos valores que me transmitiu.
A minha mãe, compreendo-o cada vez melhor, à medida que os anos vão passando, embora sempre me tivesse apercebido disso, mesmo quando era mais jovem  e menos vivida, foi uma estrela radiante na minha vida, um presente de Deus que não quero esquecer  e guardo na memória e no coração!
Gostaria que os mais novos, que às vezes não conseguem aceitar as preocupações e advertências das mães, me lessem e começassem a valorizar  as suas mães e tentassem compreender as  respectivas atitudes  pois  elas só querem o bem dos seus filhos, só uma mãe psicológicamente doente não tenta defender com todas as suas forças os seus filhos.
Ah! É verdade, também tenham sempre presente  que nesta relação entre mãe e filha há o que eu classifico de três fases:
1º - Acreditar na mãe,
2º - Não acreditar na mãe,
3º - Ser mãe!!!

Então!!!...  Não esperem para serem mães para darem o devido valor às suas mães, isso será demasiado tarde...

Esta é uma pequena homenagem que eu presto aqui à minha mãe, neste dia que seria o do seu aniversário!