domingo, 8 de outubro de 2017

Tradição e progresso...

Terra de Bravos:
Foram as festas da Serreta, da Lapinha, da Penha de França,  de São Carlos  dos Biscoitos, isto  para citar as mais recentes, porque nesta nossa ilha Terceira, Açores, de Maio a Outubro  não há dia sem festa à volta da ilha, é só querer! É um ciclo de alegria, convívio e divertimento, como que uma catarse dos tempos e dias lentos, frios e chuvosos, que terminou ontem com  a festa das Lajes. 
 Estive lá, felizmente, e dei por mim a pensar:
-Esta é mesmo uma terra de bravos, que souberam preservar as velhas tradições, e fazer com que estas coexistam harmoniosamente com o progresso, aproveitando o facto de nascerem livres e por isso com direito a serem diferentes, deixaram e fizeram com que o que há de melhor na sua ilha subsista e continue como legado para os seus filhos!
E para os que não puderam estar lá, por estarem ausentes, doentes  ou por qualquer motivo alheio à respectiva vontade, sim,  porque acredito que qualquer terceirense que se preze gosta de ir às Lajes nestes dias, aqui fica um cheirinho como referência, porque sei que uma boa memória nunca é tão boa nem tão nítida  como uma boa imagem...









Dia Mundial da Poupança

Celebra-se hoje o dia mundial da poupança, acabo de ouvir no noticiário, onde anunciaram também que  para a maioria dos portugueses é : chapa ganha, chapa gasta...
Fiquei deveras admirada, pois não sabia que havia esta efeméride, naturalmente criada para chamar a atenção da população para a necessidade de poupar.
Fui criada a poupar, só se gastava se era extremamente  necessário e se se podia e fiquei habituada! Agora tendo uma vida mais desafogada, não consigo gastar de forma perdulária, pensando sempre se é preciso fazer aquela despesa.
 A respeito, queria contar-te uma história que li há muito tempo, mas que nunca esqueci, por ser bastante significativa para mim.
- Havia um casal que com grandes dificuldades e sacrifícios, conseguiu manter dois filhos, em simultâneo, na universidade até que estes se formaram e foram à sua vida. Então, com o orçamento mais desafogado, o marido resolveu oferecer à esposa uma noite diferente e marcou jantar num afamado restaurante. Lá foram todos elegantes, rumo a um prémio bem merecido só que as coisas não correram bem como haviam projectado porque ao entrarem no requintado espaço, a esposa começou a sentir-se muito mal , com falta de ar, tremores e suores a cobrir-lhe o rosto. Não conseguia entrar e puxava o marido para fora... Ao ser interrogada pelo marido sobre o que se estava passando esclareceu  que não conseguia entrar e gastar tanto dinheiro, que estava viciada na poupança e que tinha feito tantos sacrifícios que se tornara avarenta!!!
Não precisamos, nem devemos chegar a este ponto, porque como diziam os antigos "dias não são dias", contudo, esses mesmos antepassados também diziam que  quem não poupa nem herda não possui se não ....., e que grão a grão enche a galinha o papo, não precisavam do dia mundial da poupança, para eles todos os dias serviam, contudo os hábitos de poupança mudaram muito e os portugueses poupam muito pouco ou nada!
É preciso ter em conta que a estabilidade na vida não se conquista só com sorte, como muitos pensam, mas com muito esforço, trabalho e poupança.
Meus pais não me diziam como eu devia fazer no que respeita a esta matéria mas faziam-no e eu observava e segui-lhes as pegadas
Para se estar bem, felizes e confiantes temos que estar seguros e não ter problemas financeiros , no entanto queria frisar que esta matéria de poupança não se deve cingir à questão monetária. Poupa-se dinheiro, poupa-se na cozinha organizando-se sabiamente as refeições  e reciclando comida  isto é aproveitando o que sobrou, poupa-se a roupa. a água , a electricidade, o tempo e as palavras que quando são muitas e , por vezes a despropósito, muitas vezes caem mal...
É por isso que me vou calar, para não dizer coisas a mais e não me tornar maçadora nem gastadora de palavras, antes porém quero deixar este grito de alerta:
-  Pensa como muitas pessoas sobreviveriam e ficariam felizes apenas com aquilo que tu desdenhas, estragas e ou rejeitas...


PS: É bom termos algumas poupanças para que o governo tenha algo para nos levar! Ele ficar-nos-à  grato por isso...