quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Museu do Brinquedo

Para mim, Sintra é um lugar parasidíaco. Já lá fui muitas vezes, sempre acompanhada pelo meu marido e amigos mas, tinha um sonho, visitar o museu do brinquedo, mas sozinha, para me demorar o tempo que me apetecesse sem ter que me apressar para acompanhar os que menos sensibilizados para o assunto em causa,  estivessem apressados e eu triste por ter que sair sem disfrutar daquele paraíso.
Surgiu a oportunidade no passado dia 26. Pelas 12h34, na estação de comboios da Amadora tomei o comboio em direcção a Sintra e lá fui...







Após a Volta do Duche, na rua Visconde de Monserrat, cá está ele, o meu objecto da visita a Sintra, "O Museu do Brinquedo"!





Situado no antigo Quartel dos Bombeiros de Sintra, com instalações apropriadas para o visionamento de vídeos temáticos, um espaço lúdico multimédia, uma sala destinada à montagem de exposições temporárias, uma oficina de restauro e bar/ cafetaria.
Os brinquedos presentes são fruto de uma recolha feita ao longo de mais de 50 anos por João Arbués Moreira. Este coleccionador começou a preservar os seus brinquedos aos 14 anos aos quais foi anexando outros pertenças de seus pais e avós e alguns oferecidos. Quando atingiu a altura em que começou a possuir poder de compra e de selecção, começou a pesquisar e a adquirir peças mais antigas e de diferentes origens e épocas. A colecção foi aumentando até atngir os 40.000 exemplares.
Em 1987 foi criada a fundação Arbués moreira, anos mais tarde, foi criado o Museu do Brinquedo de Sintra.
Foi este espaço que visitei, com muito tempo e muita calma, que me permetiu sonhar e voltar atrás no tempo, pensando que tudo aquilo que serviu para brincar era afinal um tratado de  história bem documentada!