quinta-feira, 9 de abril de 2020



Um grande acto de coragem, das nossas vidas é curvarmo-nos e pedir perdão. Este acto não nos humilha, antes pelo contrário engrandece-nos e eleva-nos como seres espirituais.
Curvêmo-nos, neste dia especial, para os cristãos, perante tamanho mistério, o da cruxifixão e ressurreição de Jesus Cristo!

Em noite de ceia grande:

Sopas fritas e chá!
Tudo original...
Se Cristo partilhou a última ceia com os seus discípulos, porque não partilhar a minha memória deste dia? E porque não fazer as ditas sopas fritas só por causa do colesterol se nós sempre as comemos e os meus pais não morreram por isso...
Toca de pôr mãos à obra e aqui estão elas acab
adinhas de fazer, cheirando que é um regalo à espera do chá que as vai acompanhar. Costumávamos comê-las ao chegarmos da cerimónia do Lava-pés, cerimónia que este ano não se realiza porque as igrejas estão fechadas devido ao covid 19, contudo, não quis deixar de cumprir a tradição.

A minha mãe não tinha Internet nem livro de receitas, lembro-me que às vezes ela anotava nuns papeis que vinham a embrulhar alguns artigos de mercearia mas a maior parte das vezes ela inventava! Por isso digo que é tudo original, a toalha era dela , podes ver o monograma bordado por suas mãos, a louça era também dela, fábrica LUSITANA e a pequena tigela onde guardo o açúcar com a canela é também dessa época, embora a tenha adquirido recentemente é MASSARELOS.
Mas vamos lá ao que interessa, as sopas fritas à moda da minha mãe!
Faz-se um polme com 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1,5 colher de sopa de açúcar, 3 ovos. uma pitada de sal, 1 colher das de chá de fermento em pó e leite até ficar com a consistência própria para envolver o pão, pode-se juntar umas gotinhas de baunilha, isto já é invenção minha.  Pronto, parte-se o pão às fatias, eu usei papo-secos, envolve.se no polme, e leva-se a fritar em óleo bem quente, escorre-se e põe-se sobre papel absorvente, envolve-se numa mistura de açúcar e canela e pronto!
Muito simples? Pois é.
Fazias assim? Fico contente.
Vais fazer? Bom proveito!
Que tenhas uma Páscoa muito doce, dentro das possibilidades, são os meus votos.