domingo, 5 de setembro de 2010

Touradas à corda na ilha Terceira

Sabe-se que as touradas à corda são uma das manifestações culturais mais importantes da ilha Terceira. Pelas suas características, pela sua tradição pelo seu colorido e pelo movimento cultural e aconómico que emprestam às localidades onde acontecem. Basta registar que pelo facto de estarmos na época alta destas manifestações, na ilha Terceira, estão previstas pars este mês de Setembro cerca de sete dezenas de touradas à corda.
Embora perceba e sinta tudo o que acima afirmo não sou muito de ir a touradas; contudo no Domingo passado saímos a passear e ao passarmos na Fonte do Bastardo apercebemo-nos de que havia tourada na freguesia, mais concretamente na rua dos Biscoitos.O dia estava chuvoso mas não é uma simples chuvada que afasta um verdadeiro terceirense de uma tourada à corda... Afinal para que servem os chapéus de chuva?!!!
Lá ficamos e eu resolvi ir para casa da prima Vilma Fernandes que  mora lá e donde se pode apreciar uma belíssima paisagem que engloba a Praia da Vitória e o seu porto oceânico


Ontem,dia 1, estava anunciada uma tourada em Santa Bárbara com toiros dos ganadeirosM. João e H.F., o meu marido tinha sido convidado por um amigo a ir para casa dele e lá fomos .
Na torre da igreja o relógio assinalava as 18 horas e o foguete estoirava para o touro sair.
A alegria pairava no ar , o sol brilhava e aquecia,, os salgadinhos e gelados iam-se vendendo e a tarde passava no meio do ruído característico ao acontecimento. Só vivendo se consegue perceber .