segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A linguagem dos pês

Ao ouvir falar, a  cantora e compositora portuguesa Luísa Sobral, sobre o seu novo single, que conta  episódios da respectiva infância e cujo titulo Lu-Pu-Í-Pi-Sa-Pa  remonta a uma linguagem usada na sua infância, deu-me uma saudade dos meus tempos passados e dei por mim a pensar que a vida não é só datada pelos anos mas também por vivências e acontecimentos que nos marcam mais do que o próprio calendário!
E que vivências tenho eu das brincadeiras e conversas com as minhas primas e amigas usando uma linguagem original para que os adultos não soubessem o que estávamos a dizer ou a tramar...
-Era a Língua dos pês:
Uma cifra fonética geralmente usada por crianças e jovens que consiste em em acrescentar a consoante p à  silaba precedente seguida da vogal anterior.
Para ver se ainda me recordo, e se tens lembrança dessa brincadeira  e actividade, tão interessante e simultâneamente pedagógica, pois desenvolvia a oralidade, a escrita e o raciocínio, resolvi enviar-te uma mensagem de Natal nesta linguagem:

--Bompom Napatalpal apa topodospos epe umpum Bompom apanopo Nopovopo compom muipuitapa sapaúpudepe epe muipuitapa apalepegripiapa. Compom muipuitapa apamipizapadepe tepe enpenvipiopo espestapa menpensapagempem epe compom depesepejopo depe quepe tepe enpenconpontrespes bempem àpa espesrapa dopo Napatalpal.Umpum beipeijipinhopo dapa apamipigapa Claparapa Faparipiapa dapa Roposapa!

Popodespes respesponponderper napa línpingupuapa dospos pêspes?