quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

09/02/2017 - Quinta Feira de amigas



É,  tradicional nos Açores, comemorarem-se as quatro quintas-feiras que antecedem o Carnaval, dedicando-se cada uma delas ao seu tema: Amigos, amigas, compadres, comadres.
Digamos que é uma maneira de se fazer lentamente a entrada numa época tão festeira e folgazã.
Hoje, portanto, é quinta-feira de amigas. As amigos juntam-se para almoçar e conversar, telefonam para reatar amizades, encontram-se com colegas e quem sabe aí comece uma nova e bela amizade! Pois, na minha opinião, não devemos, nem podemos ficar sentados à espera que o destino decida as amizades das nossas vidas, temos de ser nós a influenciá-las, a encontrá-las, a alimentá-las... Há até um provérbio chinês que, muito a propósito, diz: "Não deixes que a erva cresça no caminho que te conduz a casa do teu amigo!".
A amiga ou  amigo tal como os encontramos, com as suas qualidades e os seus defeitos, pois é sabido que todos temos defeitos, "quem procura um amigo sem defeitos fica sem ele!". O que é preciso é aprimorarmos a arte de viver em comum o que, na verdade, não é nada fácil.
Não tens amigos ou pensas que não tens amigos? Está descansado, relaxa, os amigos são como a felicidade, têm a tendência para aparecer sem avisar, quando estamos a pensar ou embrenhados noutro assunto qualquer.
Quem sabe se tens amigos e ainda não deste por isso?... estás à espera de quê, de um marciano?
Para lembrar este dia, juntei-me a almoçar com um grupo de amigas, comida boa 
descontracção, muita gargalhada, alegria e mimos para todas com votos de que e para o ano possamos estar  juntas de novo. 
A todas as mulheres da ilha Terceira e das demais ilhas dos Açores votos de muita saúde e um feliz dia de amigas.
Aqui vão umas fotos que dão, para quem não é de cá e não conhece esta tradição, uma ideia do que por cá se vive com mais ou menos euforia.  
E no fim, um bombom muito colorido e docinho  como deve ser a amizade que nos brinda neste dia e ao longo de todo o ano com este saboroso e afectivo sentimento. Beijinhos amigos.