quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

 -O que é que é, que mal entra em casa, se põe logo à janela?


Como o título sugere, hoje vou falar de botões e é por isso, que estou aqui, toda pimpolha, com a minha pregadeira feita de botões, isto porque sempre apreciei estes objectos pequenos ou maiores, redondos ou quadrados usados para fechar e ajustar a roupa ao corpo ou e ainda por motivos estéticos.
Segundo a Wikipédia, há indícios da existência dos botões desde 3000 anos A.C. contudo, o fabrico efectivo dos mesmos, remonta ao século XIII, tendo-se desenvolvido e florescido esta indústria de fabrico de botões em França nos séculos XV e XVI.
No livro " O Botão ao Longo dos Tempos", pode ler-se que já no século XIV o botão fazia parte dos objectos úteis, e daí passou para ornamento; Conta ainda, o mesmo livro que, os gibões da nobreza, por volta do reinado de  Henrique III, eram guarnecidos com botões de ouro, prata e pérolas .
Vai daí, e depois de tantos anos  e tanta evolução, deu-me para procurar lindos e antigos  botões  em forma de flor, e de os colocar não à janela, mas numa renda antiga fazendo uma linda, sóbria e requintada pregadeira, que me preza muito. 
Gosto de guardar botões antigos, de roupa que já não se usa, porque eles lembram-me sempre uma história, uma roupa, uma festa, ou uma pessoa. Nesta caixa, se me debruçar a valer sobre o seu conteúdo, posso ver a minha vida passar, assim como  a da minha mãe,  porque contém botões de há muito tempo, apesar de eu gastar muitos, em trabalhos que faço.
E agora, vamos combinar fazer nas nossa vidas, o que eu faço com os botões, aproveitemos o que nos acontece de melhor, e façamos um "bouquêt" para pôr ao peito, o resto deixemos bem no fundo, mas bem lá no fundo, para que não nos incomode nem nos faça mal!