quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Humorístico Apontamento de Natal

 Há um provérbio muito engraçado que diz o seguinte:
-"Desconfiai do homem para quem tudo está bem, do homem para que tudo está mal e ainda mais do homem para quem é indiferente que tudo esteja bem ou mal!"
Ora bem, tenho a certeza de que no meu caso, não podes desconfiar de mim visto que, não considero o vistoso arranjo que coloquei no meu portão para dar um ar de Natal à casa e as Boas Festas a quem nos visitar, uma obra prima, está um pouco "despenteado" desde o início, e o vento não tem ajudado, mas foi o melhor que  pude arranjar, com o tempo que tinha e com materiais reciclados à pressa na quinta e  uns restos do ano anterior. Contudo, também considero que  não está mau de todo , tem uns apontamentos coloridos, umas pinhas pintadas de várias cores , enfim, alegra o ambiente e mostra que é importante para mim alegrar os outros e que sinto prazer em ocupar-me destas coisas. Por fim, também te informo   que  não sou indiferente a esta situação, gostaria que estivesse melhor, se tivesse mais tempo disponível, materiais melhores e mais habilidade...
Enfim , Séneca dizia que: -  "um trabalho está meio acabado quando começou bem"  e este começou bem pelo menos na vontade e para o ano estará melhor com o que aprendi este ano, também não tem graça se for tudo igual e tudo muito bem feito e volto a fazer uma citação, desta vez de um provérbio  iídiche:- "se todos empurrassem numa só direcção o mundo acabaria por tombar", e eu não quero, de modo nenhum, que o mundo tombe devido ao meu pobre, diferente e despenteado arranjo de Natal.
BOAS - FESTAS!!! 

Licores Caseiros/A Mijinha do Menino




Licores são bebidas alcoólicas doces e aromatizadas, às quais se juntam os corantes adequados. Segundo apurei na Wikipédia o termo licor vem do latim  "liquifacere" isto é liquefazer ou dissolver.
Retenho recordações da minha infância  de licores caseiros feitos pela minha mãe para a "Mijinha do Menino Jesus" ,visto que à altura não havia destes produtos comercializáveis. Pelo Natal as pessoas amigas e familiares, aqui na ilha Terceira-Açores, iam de casa em casa para provar a "mijinha do Menino".
 Depois de ter a minha casa resolvi armar-me em esperta e fazer um licor de leite mas foi uma aventura que não deu certo e que não quis repetir.Contudo, nestes últimos anos, perto da época de Natal, dava por mim a olhar para algumas bonitas licoreiras que eram da minha mãe e pensava em licores das mais variadas cores e sabores, não de leite que aquilo é muito complicado!
Pois aí estão, coloridos, bastinhos e docinhos mas não muito fortes para todos os poderem saborear... 
A esperança média  de vida tem vindo a aumentar, penso que este fenómeno se está a verificar para que as pessoas tenham oportunidade de pôr em prática todas as experiências da sua juventude, como eu fiz este ano, com os licores de Natal e quanto a isso coragem experimenta e faz os mais variados licores pois uma característica da falta de experiência é que quando temos pouca podemos arranjar muita. 

Na Serra da Estrela

Estive na Serra da Estrela, encontrei o Pai Natal, muito cansado, de carregar e entregar  presentes e pedi-lhe um Bom Natal para todos e uma caixinha de sabedoria que nos ensine a ultrapassar as dificuldades com que o nosso país nos está a mimosear.