domingo, 7 de fevereiro de 2010

Hospital e museu das bonecas : E tudo começou assim...

Como te disse a minha boneca esteve no hospital, mas isso são coisas tristes, não gosto de falar em doenças, tanto mais que ela agora está fresca que nem uma alface. O que te quero dizer é como gosto daquele espaço mágico que me faz sonhar e esquecer que já sou uma respeitável senhora sessentona.
À entrada deparamo-nos com um poético cartaz que nos põe a par do historial daquele espaço e que reza assim:
"Era um vez  uma senhora velhinha que há muitos anos ( ainda nem havia automóveis), se sentava a fazer bonecas de trapo à porta da sua pequena loja de ervas secas . A loja ficava situada junto a um mercado e nesse tempo, as crianças andavam sempre com os pais ou com os avós e a ida ao mercado era tão divertida como agora ir ao centro comercial, ou talvez mais! Havia patos,coelhos, galinhas, pombos, peixes de muitas cores, frutas e flores que juntamente com grandes molhos de cenouras, rabanetes e couves formavam uma mistura única de sons e cheiros.
As crianças não tinham medo de se perder. Toda a gente se conhecia e tinha nome. Lisboa parecia mais pequena!
Assim, de vez em quando, a manhã era passada junto à D.ª Carlota, ( era assim que se chamava a velha senhora) a espreitar as bonecas que ela ia fazendo. Depois, conversando sempre se iam contando os males das respectivas bonecas e ela a pouco e pouco lá as ias consertando (tratando).
Acho que foi assim que começou o hospital das bonecas!
Os anos passaram e o mercado acabou mas as crianças de então, já mães e avós, foram contando aos filhos e netos que havia uma pequena loja onde o tempo passava um pouco mais devegar e onde, sem pressas, se podia brincar ao faz de contas...
Ainda hoje é isso que fazemos!!!"


No rés -do -chão recebem-se os doentes que podem ser bonecas mas também se restauram imagens e outras peças antigas. No slide inserido acima podeamos ver a dona do hospital com uma cliente que restaurou um Menino Jesus que parecia ser do séc.XIX e que teve a oportunidade de aí comprar a roupinha para o mesmo em cambraia fina pois lá encontramos de tudo: roupas, sapatos e cabeleiras para as bonecas, móveis dos mais variados estilos para as casas das bonecas assim como candeeiros e objectos decorativos para as mesmas e brinquedos incluindo brinquedos de lata que estão a ser muito procurados por coleccionadores .

Do 1º andar nem te falo, só presenciando! Entramos num mundo de sonho e fantasia do qual não nos apetece sair!
São bonecas de vários locais do país e do Mundo, e de várias épocas, acessórios adequados às  mesmas, roupas, brinquedos enfim paira no ar um clima de sensibilidade e de um saber fazer e preservar o passado que nos impressiona e faz sonhar...