segunda-feira, 17 de março de 2008

Semana Santa

Hoje é segunda feira da Semana Santa, que é o período religioso em que a igreja celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte Calvário, a sua crucificação e ressurreição.

Ao longo da semana realizam-se várias cerimónias, todas elas com, um significado e simbolismo muito especial. Começa com o cerimonial da benção e procissão dos ramos no domingo, na quinta-feira de manhã benzem-se os óleos e à tarde há o lava-pés, teatralização do acontecido durante a ceia da Páscoa que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos, na sexta-feira comemora-se a paixão e morte de Jesus Cristo, não há a celebração da missa, apenas as leituras apropriadas, sábado é dia de luto e no domingo é dia de festa porque se comemora a ressureiçãode Jesus, a vitória sobre a morte.
Associadas à Páscoa apareceram várias tradições como o hábito de se oferecerem ovos decorados, que em pricípio eram ovos de galinha e mais tarde os franceses começaram a fabricá-los de chocolate , relacionando o ovo com o início da vida assim como coelhos de chocolate porque este simboliza fertilidade, associada à criação, por causa da sua grande prole.