domingo, 18 de abril de 2010

Muitos parabéns!

Aniversário
 À minha prima Albertina mando um beijinho de parabéns com votos de muitos anos de vida repletos de saúde paz e amor.
Felicidades!

 

Cravos aéreos / exemplos de resistência



Apesar das intempéries que se têm feito sentir, os meus craveiros floriram e resistiram. Esta planta não necessita de terra e alimenta-se do orvalho da noite, prende-se por um dos seus rebentos e pode estar exposta às intempéries, multiplica-se com facilidade e dá flor uma vez por ano.
Planta Valente! Quem nos dera que muitos de nós tivessemos a capacidade de resistência e de adaptação que estes craveiros têm...

Da Minha Varanda - No dia mundial dos monumentos.











Comemora-se hoje o dia  mundial dos monumentos e sítios, este ano esta efeméride tem como tema  Património Rural/Paisagens Culturais.
Todos sabemos que actualmente e infelizmente, a beleza  natural do ambiente que nos rodeia sofre grandes depradações a toda a hora.
Pensando neste tema, vou até à minha varanda e debruçando-me, espraio o meu olhar sobre a magnífica paisagem que se me depara: Terrenos verdejantes, vegetação em abundância, árvores frutíferas, telhados vermelhos e ao fundo o Monte Brasil que descansa no mar e é recortado e enquadro  pelas nuvens que vagueiam preguiçosamente neste céu terceirense.
 Desviando o olhar para  a direita deparo-me com a exuberância verdejante do alto da Penha de França, no Pico da Urze, encimado pela sua singela e rústica capelinha , uma das mais conhecidas e populares de S. Pedro em Angra do Heroísmo, visto realizar-se ali anualmente a sua festividade no 2º Domingo de Setembro, edificada em 1742 pelo padre Sebastião Deiró Conde, embora seja muito popular uma lendária versão que a mesma foi mandada edificar por um capitão de uma nau portuguesa vinda da Índia e que fora assaltada por violento temporal. Reza a lenda que o Capitão prometeu construir uma ermida no 1º lugar que avistásse, caso Nossa Senhora o salvásse.
Sinto-me rica e bem rodeada por tanta calma, beleza e paz e penso naquela história de um sujeito a quem perguntaram aonde iria passar as suas férias que  respondeu: - Eu já estou no lugar ideal para passar as minhas férias, não preciso de ir a lugar nenhum! 
Só peço a Deus que o denominado progresso, nunca rompa os delicados laços que  me unem a esta paisagem, que admiro todos os dias e que este tesouro da Natureza possa ser transmitido intacto a todos os nossos  vindouros, para bém do património Rural e das Paisagens Culturais que hoje comemoramos.