quinta-feira, 3 de abril de 2014

Peças vintage










Hoje, ao descascar e picar cebola para  preparar o almoço,  os  meus olhos lacrimejando  olhavam  para a casca amarelada e brilhante da cebola fazendo-me  lembrar de um vidro que adoro.
O vidro casca de cebola  que é muito procurado por coleccionadores e  apresenta-se em  lindíssimas peças vintage  como cachepots, garrafas,  jarras e conjuntos para água e vinho. No início do século passado, talvez na década dos anos vinte, o vidro branco transparente era tratado quimicamente de  modo a adquirir o tom da casca de cebola que depois podia ser gravado ou tratado com  jactos de areia que lhe conferiam artísticos desenhos.
Tenho uma pequena colecção de peças deste vidro que conservo religiosamente porque elas me lembram o passado  tranquilo,  tornando-o em simultâneo presente e  permanente.
 Elas dão-nos um toque de eternidade porque indiferentes ao passar dos anos, às modas, tempestades e convulsões do presente conservam a sua calma e dignidade e desafiam  os espíritos conturbados que não valorizam o requinte do pormenor.

Dedico este pequeno apontamento à Maria João que diz apreciar o que escrevo. Um grato beijinho.