sábado, 5 de abril de 2014

Tentações...


A tarde estava boa se  comparada com a manhã, saio à rua e olho para as nespereiras e para os respectivos frutos mas de uma forma indolente e desprendida, aconteceu então que um anjo bom me tocou no ombro e disse:
- Então Clara, e se aproveitasses os frutos para fazer uma compota?
Logo um anjo mau me cutucou o outro ombro dizendo:
- Deixa-te disso, este ano os frutos são muito miúdos , talvez por não ter chovido na época própria e têm má apresentação devido aos ventos fortes.
o anjo bom insistia:
- Não sejas preguiçosa, podes muito bem aproveitar alguns e tirar as partes más.
O anjo mau não desistia:
- Vai mas é descansar ou passear e deixa os frutos para os pássaros, para que vais fazer compota que só faz mal?
Então o anjo bom insistia novamente:
- Podes aproveitar alguns frutos que ainda ficam muitos para os pássaros  e  ficas com abundância  para rechear alguma torta ou bolo, acompanhar umas torradinhas ou então oferecer a alguém... 
Foi uma luta terrível, mas  o anjo bom venceu e lá fui munida de um cesto apanhar nêsperas e depois arranjá-las, levei um bom bocado e fiquei com as mãos e unhas com muito má apresentação.


  Lá foram as desgraçadas para a panela levando bastante tempo a fazer o ponto porque nestas coisas de doces sou um pouco aldrabona e nunca junto o açúcar recomendado por lei.
No fim, pressenti que o anjo bom se regozijava com a minha atitude e com o facto de eu, que sou um pouco preguiçosa, ter conseguido levar avante o meu projecto.