segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016


                                            
Objectos inanimados:

Temos as nossas casas cheias de objectos inanimados:
- Alguns funcionam e cumprem a sua função,
-Outros não funcionam e estão à espera de reparação, 
-Há os  que se quebram e ficam no "limbo" porque ainda estamos um pouco apegados aquela peça e temos pena de a deitar fora.
- Há os que se perdem e estamos largo tempo sem sabermos onde estão,é por isso que, de vez em quando, faço  uma arrumação geral em armários e gavetas e encontro aquele objecto que julgava perdido.
- Há os que trazem vantagens à nossa vida diária,
-Os que  não nos trazem vantagens de espécie alguma...
Pode dizer-se que um objecto que costuma cumprir em pleno com as suas funções trazendo vantagens de peso  à  nossa vida diária é  uma  terrina, e há-as das mais variadas fábricas, louças,  tamanhos e feitios, desenhos e cores ...
Quem não gosta de se sentar à mesa, especialmente num dia invernoso, olhar parra uma terrina fumegante que deixa antever quente e saborosa sopa, levantar a tampa e apreciar o fumo e aroma que  dela evoluem? 
Contudo, Como sabemos, uma terrina sem tampa não cumpre a sua plena  função,não funciona, não  traz vantagens à  vida das pessoas, assim como uma tampa sem terrina  não traz qualquer benefício, para o comum dos mortais é lixo, e não se fala mais nisso ...!
 Mas, e há sempre um mas nas minhas histórias, não sou mulher de ficar parada perante qualquer problema ou desaire, não  baixo os braços perante uma adversidade, para mim, é sempre uma satisfação tirar partido de uma desvantagem. Foi por isso  que a partir de uma tampa de terrina de loiça de Coimbra, que havia esquecida no  fundo de um armário, comecei a pequena colecção que te mostro.
Espero que gostes e se, por acaso,  tiveres alguma,  dá-lhe utilidade ou então, fala comigo.

Esta conversa toda  não foi bem par te mostrar as  ditas tampas, foi mais para meditarmos no facto de que saber tirar partido das vantagens é fácil, mas das desvantagens com que nos deparamos  em qualquer circunstância, exige inteligência, força,atenção vontade e dedicação!