segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dia Mundial da Poupança - 31 de Outubro

Celebra-se hoje o dia mundial da poupança, acabo de ouvir no noticiário, onde anunciaram também que  para a maioria dos portugueses é : chapa ganha, chapa gasta...
Fiquei deveras admirada, pois não sabia que havia esta efeméride, naturalmente criada para chamar a atenção da população para a necessidade de poupar.
Fui criada a poupar, só se gastava se era extremamente  necessário e se se podia e fiquei habituada! Agora tendo uma vida mais desafogada, não consigo gastar de forma perdulária, pensando sempre se é preciso fazer aquela despesa.
 A respeito, queria contar-te uma história que li há muito tempo, mas que nunca esqueci, por ser bastante significativa para mim.
- Havia um casal que com grandes dificuldades e sacrifícios, conseguiu manter dois filhos, em simultâneo, na universidade até que estes se formaram e foram à sua vida. Então, com o orçamento mais desafogado, o marido resolveu oferecer à esposa uma noite diferente e marcou jantar num afamado restaurante. Lá foram todos elegantes, rumo a um prémio bem merecido só que as coisas não correram bem como haviam projectado porque ao entrarem no requintado espaço, a esposa começou a sentir-se muito mal , com falta de ar, tremores e suores a cobrir-lhe o rosto. Não conseguia entrar e puxava o marido para fora... Ao ser interrogada pelo marido sobre o que se estava passando esclareceu  que não conseguia entrar e gastar tanto dinheiro, que estava viciada na poupança e que tinha feito tantos sacrifícios que se tornara avarenta!!!
Não precisamos, nem devemos chegar a este ponto, porque como diziam os antigos "dias não são dias", contudo, esses mesmos antepassados também diziam que  quem não poupa nem herda não possui se não ....., e que grão a grão enche a galinha o papo, não precisavam do dia mundial da poupança, para eles todos os dias serviam, contudo os hábitos de poupança mudaram muito e os portugueses poupam muito pouco ou nada!
É preciso ter em conta que a estabilidade na vida não se conquista só com sorte, como muitos pensam, mas com muito esforço, trabalho e poupança.
Meus pais não me diziam como eu devia fazer no que respeita a esta matéria mas faziam-no e eu observava e segui-lhes as pegadas
Para se estar bem, felizes e confiantes temos que estar seguros e não ter problemas financeiros , no entanto queria frisar que esta matéria de poupança não se deve cingir à questão monetária. Poupa-se dinheiro, poupa-se na cozinha organizando-se sabiamente as refeições  e reciclando comida  isto é aproveitando o que sobrou, poupa-se a roupa, a água , a electricidade, o tempo e as palavras que quando são muitas e , por vezes a despropósito, muitas vezes caem mal...
É por isso que me vou calar, para não dizer coisas a mais e não me tornar maçadora nem gastadora de palavras, antes porém quero deixar este grito de alerta:
-  Pensa como muitas pessoas sobreviveriam e ficariam felizes apenas com aquilo que tu desdenhas, estragas e ou rejeitas...


PS: É bom termos algumas poupanças para que o governo tenha algo para nos levar! Ele ficar-nos-à  grato por isso...( isto sou eu e o meu sarcasmo...)