quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Visita a Santiago de Compostela

Faz hoje um mês, estava em Santiago de Compostela , cidade famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os caminhos de Santiago os quais entraram na história há doze séculos quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo Santiago naquela que é hoje a cidade de Santiago de Compostela.
Esta espectacular catedral foi construída nos séculos XI e XII, sobre o local de uma basílica erguida pelo rei Alfonso II no séc. IX.
Esta visita tornou-se ainda mais emocionante com  a celebração do ano Jacobeo, que são os anos em que o 25 de Julho coincide com um Domingo, sendo um momento de muita fé para os católicos de todo o mundo.
Diz a história que depois da crucificação de Cristo, o apóstolo Tiago deixou a Judeia para pregar na Galileia. Poucos anos depois voltou à Palestina e foi decapitado no ano 44 por ordem de Herodes. Seu corpo terá sido levado para a Peninsula Ibérica e conta uma lenda que oitocentos anos depois um eremita terá localizado o seu túmulo num local indicado por uma chuva de estrelas (o "Campus Stellae", campo de estrelas que dá origem a Compostela).
O impacto da descoberta na população levou o rei a mandar construir no local uma igreja em homenagem a Santiago.
As supostas relíquias do apóstolo encontram-se na cripta da actual catedral que possui um enorme altar dourado e um busto de Santiago também dourado e cravejado com pedras.
A fachada principal da catedral chama-se " Obradoiro", que quer dizer trabalho de ourives, porque é trabalhada de forma muito artística e detalhada por pedreiros no séc. XVIII, mas a construção da mesma teve início em 1077 durante o reinado de Alfonso III.

Encheu-me a alma esta visita, era um sonho que se realizou, só por isto valeu a pena a  viagem...
O interior da catedral é de uma beleza deslumbrante, aprecia-se muito bem se subirmos umas escadas na parte posterior do altar-mor onde se encontra a imagem de Santiago. Reza a tradição que se abraçarmos essa imagem por trás e em simultâneo fizermos um pedido este será atendido.
Claro que há sempre uma fila enorme de forasteiros que querem apreciar a catedral daquela perspectiva mas vale a pena a espera!