domingo, 25 de maio de 2014

Função da Santa casa da Misericórdia de A. do Heroísmo

Aqui estou eu, toda produzida, à espera do meu marido para irmos ao almoço da Santa Casa da Misericórdia. gosto imenso deste acontecimento pelo que representa em termos de tradição e de espiritualidade mas também pelo convívio pois neste dia encontramos muitos conhecidos e amigos que já há muito não víamos. 
Foi muito agradável, a comida estava boa, tudo muito bem organizado e decorado não faltando os  confeitos para adoçarem o vinho de cheiro conforme é tradicional.
Um dos momentos altos foi o cortejo com o provedor e mesários  a levarem as coroas seguidos pelas mordomas que tiveram a seu cargo a organização de uma semana de festas que culminou com este lauto e tradicional almoço.
O provedor ao dirigir umas palavras aos presentes não esqueceu os irmãos que ficaram retidos na casa por doença prolongada ou por dificuldade de mobilidade o que me fez pensar que muitos dos presentes incluindo eu, logo logo estaremos lá. Entretanto vamos vivendo e sorrindo pois o sorriso é como que um brilho que ilumina as nossas vidas e as dos outros.

























Roupa velha

Designa-se por "Roupa Velha" um prato típico feito com as sobras do bacalhau, de cozido à Portuguesa de peixe ou frango e seus acompanhantes. Claro que também se pode fazer este prato cozendo propositadamente o bacalhau ou carnes assim como os legumes e depois proceder conforme reza a receita, contudo, embora pareça, não  vou falar aqui de artes culinárias mas de artes manuais; é que tenho andado muito atarefada a ultimar um trabalho de que te quero falar.
Aproveitei roupa velha, que já não tinha préstimo e depois de a descoser toda, lavei os bocados obtidos e que estavam em bom estado e cortei 72 quadrados todos muito iguais, depois passei a uma segunda fase que foi bordar estrelas de cores variadas em cada um dos quadrados, seguidamente uni tudo e por fim  passei a uma morosa fase de fazer a renda para rematar à volta e prendê-la, o que não foi tarefa fácil... 
Como vês, tenho andado ocupadíssima, mas valeu a pena, pois fiquei com uma linda coberta de cama e aproveitei as roupas, isto é reciclei, pondo em prática uma tarefa que agora é muito "Faschion" mas que já minha mãe muito praticava não para ser moderna ou "Faschion" mas por hábito e muitas vezes por necessidade, aprendi com ela e sinto-me feliz a realizar estas tarefas que não me deixam ficar depressiva .
Li algures que a arte da vida consiste em fazer da vida e na vida uma obra de arte. Pois aqui fica a minha obra de arte que eu realizei tentando fazer da minha vida uma arte. Espero que aprecies!!!