Foi o que aconteceu aos meus primos Hercília e Francisco Fernandes Aguiar (Ramalho) quando a sua filha mais nova teve a sua primeira gravidez, uma gravidez difícil , que os fez agarrarem-se à sua devoção e prometerem que se tudo corresse bem dariam esmolas e um almoço a inocentes.
Tudo correu bem, nasceu a bebé, uma linda Carlota, veio uma segunda neta a Julieta e os avós com aquele voto sempre na memória, resolveram pagar a sua promessa.
Lá vieram as netas do Continente e também a neta mais velha a Maria Amorim para coroarem, convidaram mais crianças e alguns familiares e amigos mais íntimos e foram, no dia 31 de julho passado, em cortejo, da casa do povo da Vila das Lajes até à igreja paroquial, para as crianças coroarem depois da missa.Curioso e engraçado, foi o baptizado da Julieta, nesse dia visto que estavam reunidos os familiares e amigos.
Enfim, uma história de confiança no transcendente, muito ao sabor do povo açoriano e terceirense que transforma as aflições e os desaires em fé, generosidade e partilha, estimulado pela ancestral devoção ao Senhor Espírito Santo!