segunda-feira, 23 de março de 2020

POSPASTO:

No limoeiro, as flores teimam em anunciar que a Primavera chegou embora na árvore ainda se possam ver lindos limões. Lembrei-me então, no passado domingo, de aproveitar alguns e fazer uma tarte de limão, aquela receita antiga de que gostamos muito e que não leva natas nem leite condensado, produtos muito usados actualmente em sobremesas...
Enquanto preparava a massa para a base lembrei-me de Júlio Dinis e de uma palavra que ele empregou que nunca tinha ouvido, a certa altura o escritor diz o seguinte:
__ " O jantar terminou como começara, silencioso e triste. Carlos foi o primeiro a levantar-se da mesa, Mr. Richard não teria, desta vez, companhia para o apreciado pospasto".
Pospasto, palavra que vem do latim - post (depois) + pastu (refeição) o que se define como sobremesa.
E lá continuei eu na confecção do meu pospasto que servi no almoço de domingo mas que , apesar de ter ficado bom, não nos soube bem como habitualmente, atendendo ao que se vive, parece  que algo nos impele para baixo e nos deixa inseguros,  desanimados, incrédulos, do momento que travessamos e que nunca imaginámos um dia vir a viver! 
Espero, que se Deus quiser, e os homens ajudarem, no pospandemia eu possa fazer outra tarte de limão, que nos saiba melhor!