quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ser civilizado é diferente de ser culto

Entre 1926 e 1997 viveu, em Los Angeles, nos Estados Unidos da  América, William Rotsler famoso ensaiador, actor, realizador e director de fotografia e penso que também bom cartunista. Embora não tenha a certeza desta última actividade, o que eu sei, de certeza, é que ele escreveu o seguinte:
-"Ser civilizado quer dizer que sabemos o suficiente para não comermos com as mãos, mas ser cultos significa que sabemos porque não devemos fazê-lo!" Embora esta afirmação pareça uma verdade e um dado adquirido tem, quanto a mim, muito que se lhe diga. Na  verdade, procedemos, muitas vezes de forma instintiva sem pensar porque o fazemos e sem questionar se isso é ou não bom para nós, para a nossa saúde física e ou mental, para  o ambiente, para a nossa saúde financeira e para o que nos rodeiam.
Tem esta conversa a ver com as compras de Natal e com as decorações da época, é que vamos comprar sem pensar que teríamos maneira de resolver o problema mais barato, com mais entusiasmo, de forma original e excitante , basta olharmos à nossa volta...
Ora vejamos....
O Outono fez amontoar folhas secas  por todos os lados que te vão dar, já se sabe, um trabalhão a removê-las?
Pega num arame, enfia-as muito juntinhas , junta-lhe um pouco de cor com qualquer apontamento do ano anterior e aí tens um bonito arranjo para o exterior da tua casa!

Civismo, cultura e bom gosto de mãos dadas com a vantagem de não se gastar dinheiro e com um problema resolvido com prazer!
O Sr. Rotsler sabia bem o que dizia!
Bom Natal...


CONVÍVIO DE NATAL, E.D.A. - 2012

Diz-se que uma das grandes tragédias da vida é a morte; Na verdade, em princípio, concordo com esta opinião porque gosto muito de estar por cá, de gozar a companhia dos que me são queridos , dos meus amigos e de fazer coisas que me dão prazer, sabe-se lá se depois de morrermos podemos ler um bom livro! E, se eu  estando morta, não puder ler, morro outra vez...Contudo, o que eu entendo, ser pior do que a morte, é estar viva e não gozar em plenitude essa faculdade isto é, não apreciar o que está à nossa volta, não amar as coisas boas que temos, assim como não aproveitar as oportunidades que se nos deparam e estar sempre azeda com a vida.
Tento fugir a essa atitude e agarro sempre todas as oportunidades que se me deparam, foi por isso que, mais um ano, acompanhei o meu marido ao convívio de Natal da E.D,A., empresa onde ele é funcionário.Porque vou muito lá, encontrar-me com o meu marido, quase que me sinto funcionária da empresa, às vezes digo, a brincar, que a diferença é não receber ordenado e  conheço lá  muitas pessoas que fazem o favor de me contemplarem  com a sua amizade, gentileza e carinho.
Foi um convívio muitíssimo agradável que registo aqui neste pequeno vídeo cujas imagens só revelam os factos , não a poesia , a amizade, a camaradagem e alegria que se viveu naquela noite! Só peço ao Menino cujo nascimento festejámos que me dê vida e saúde para lá estar no próximo Natal!