sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

E as comadres brigaram - em véspera de Natal

Comadre Rosa e comadre Mariquinhas davam-se bem, sem que entre elas houvesse grande cumplicidade, às vezes, outras vezes toleravam-se e de vez em quando punham-se de "candeias às avessas", eram umas pequenas rivalidades que as punham assim, mas nada de maior...
Cada uma tinha uma pequena, eram da mesma idade, igualmente travessas,vivas e muito amigas.
Com a proximidade do Natal comadre Rosa precisou de ir à vila, fazer umas comprinhas, mas a pequena não podia ir, porque já pagava frete na carreira, e a vida não estava para graças. Vai daí, lembrou-se de falar com Mariquinhas
- Podes ficar com a pequena para eu ir à vila?
- Que sim que podia , que ficava com a sua e que se entreteriam uma à outra -Respondeu-lhe Mariquinhas muito prestável.
Lá ficaram as duas muito contentes e como Mariquinhas era costureira e tinha muitas encomendas para aprontar para as festas  que se aproximavam, lá as deixou brincar e deitou-se ao trabalho.
De repente assustou-se com o silêncio, um silêncio aterrador que não pressagiava nada de bom... 
Lá foi pelas gaiatas e -Nossa Senhora de Fátima!- Não lhe deu uma coisinha má porque era forte e tinha que pensar numa maneira airosa de enfrentar a comadre Rosa quando chegasse e viesse pela pequena!
Não é que as duas haviam decidido pôr mãos à obra e praticar o mister de cabeleireira! Onde estavam os caracóis luzidios da afilhada, que eram o orgulho da comadre Rosa e tanto trabalho lhe davam? E a sua filha com um corte ultra - moderno que mais parecia uma galinha de pescoço pelado!!!
Chegada a hora da verdade foi um ai Jesus o que é isto? Uma - que não tinham tomado conta da filha, que até podiam estar as duas mortas, que não tinha cumprido o prometido! A  outra- que tinha sido um azar, que as canalha cega, que tendo muito trabalho se tinha descuidado! Enfim ficaram as duas de candeias às avessas.
Mas, como se sabe, nada é eterno, chegado o dia de Natal lá foram à mijinha do Menino a casa uma da outra, o cabelo cresceu e tudo foi esquecido.
Quem não se esqueceu desse episódio, fui eu que tive de ir ao barbeiro, tal tinha sido o corte! Ainda hoje estou para saber porque fui professora em vez de cabeleireira!?