terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Danças de Carnaval no Teatro Angrense-Terceira Açores

Na Ilha Terceira, Açores, onde vivo alegre e contente, festeja-se o Carnaval com grande intensidade e participação; Tais manifestações começam a desenhar-se nas quatro quintas feiras que antecedem o Carnaval comemorando-se , como já aqui referi anteriormente, os compadres, as comadres, os amigos e amigas, em almoços, jantares, reuniões e alguns assaltos festivos em casas particulares. A estas festividades associam-se as escolas que se manifestam no interior das mesmas em actividades pedagógicas que visam incutir nas crianças a vontade de preservar esta salutar festividade e que culminam com o cortejo infantil de que falo no apontamenro anterior.
Contudo, o auge destas manifestaçõe, está guardado para  a exibição de danças e bailinhos de Carnaval que se apresentam em teatros e salões e que são uma manifestação cultural única que engloba muitas manifestações artísticas que passam pelo teatro, pela música, dança.designh, caracterização, pelo humor, pela critica, enfim, só assistindo...
Essa manifestação começa  semanas antes com as danças dos idosos que ensaiam nas suas casa do povo e centros de convívio e depois se exibem por toda a ilha e culminam no Sábado,Domingo, Segunda e Terça Feira gorda pela noite dentro, com a exibição de pessoal mais jovem e com mais fôlego.
Tenho estado no Teatro Angrense onde tirei umas fotos para poder recordar e também para que fiques com ideia do que por cá se passa,pois só assistindo se pode ter a noção exacta do que acontece  no Carnaval Terceirense .

Sábado Gordo:


















Domingo Gordo:





















Segunda- Feira Gorda:


















Terça-Feira Gorda: