quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Para ti, Mulher!

25 de Novembro - Dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres:
Lembrado em cada país à sua maneira, em Portugal foram organizadas  jornadas e acções de sensibilização contra este terrível mal social, espelho da falta de preparação, de sensibilidade e da brutalidade que vivem em muitos homens os quais desrespeitam as mulheres com quem vivem e que lhes geram os próprios filhos.
 Este fenómeno que frequentemente  é noticiado e que nos entra pela casa dentro através da televisão ou que mora ao lado da nossa casa ou na nossa própria casa, abrange mulheres de todas as idades, de todos os estratos sociais e económicos. Basta referir que a associação de apoio à vitima (APAV) anuncia que 81% das pessoas atendidas na sua associação são mulheres. A mesma associação anuncia ainda que atendendo à crise económica e às vigentes medidas de austeridade se receia que esta situação das mulheres se agrave em termos de violência e porque as mesmas terão mais dificuldades em reconstruir as suas vidas!
Perante este triste e deprimente quadro pouco ou nada haveria a dizer, contudo, apeteceu-me colorir um pouco a situação deste modo:


Para ti, mulher...
Que sorris, estando triste.
Para ti...
Cuja condição de mulher,
É muitas vezes 
banida.
Para ti...
Que te esqueces que és mulher
Para que os outros vivam
Em plenitude de amor
Olvidando: 
Que vêm de ti
E que sem ti não eram nada.
Para ti...
Que sorris, 
Mesmo estando triste....
Aqui vão estas flores
Porque ultrapassando tuas dores,
O Mundo tentas abraçar,
Os outros ajudar, 
O amor semear,
E o inimigo amar
E o monstro desculpar
E o animal salvar!

Clara Faria da Rosa