quinta-feira, 12 de agosto de 2021

 

O minuto que durou uma vida!


Hoje tenho-me lembrado muito, e já te explico porquê, de uma história que se passou há muitos anos numa classe que eu leccionava na Ladeira Grande, freguesia da Ribeirinha.
-Era uma criança linda, de olhos vivos e sorriso contagioso e doce mas, como todas as crianças e conforme a idade obrigava, era muito irrequieta. Eu, embora percebesse o que se passava com ela,  mas preocupada com a aprendizagem da classe e com o rendimento que deveria apresentar no fim do ano lectivo, irreflectidamente zangada digo:
Isto não pode ser, vais ficar 1 minuto  quieto e sem falar e eu vou estar atenta aos ponteiros do relógio e quando passar o minuto digo!
Lá ficou ele, muito sério, à espera que o tempo passasse até que, não aguentando, mais pergunta:
-Já passou o minuto?
-Não ainda falta um pouco - digo eu.
Ao que aquela criança, na sua inocência, olha para mim, de olhos muito abertos e espantada diz:
-Um minuto leva um tempão a passar, é mais do que um dia!
Fiquei desarmada, com imensa vontade de rir, sentindo uma imensa ternura, por aquele palmo de gente, para o qual o tempo custava imenso a passar. 
Pois eu hoje, dia do meu 73º aniversário, olho para trás e penso que tudo  se passou num minuto, que tudo não foi mais do que o tempo de um suspiro ou de um ai  e que a minha infância e juventude estão ali ao estender da mão...
Pois é verdade, penso, setenta e três ano da minha  vida passaram  num minuto, um minuto vivido com tenacidade e determinação que me ajudaram a ultrapassar temores, limitações, dificuldades, um minuto que me trouxe saúde,alegrias, sonhos, graças e respeito e também tristezas, dissabores e dores mas vivido com naturalidade, tentando sempre fazer-me respeitar , fazer das fraquezas forças , apreciando a caminhada e aceitando os seus obstáculos.
É isso aí! Afinal um minuto ainda deu para fazer muita coisa...  
Vamos a ver os restantes segundos o que me trarão...

Clara Faria da Rosa
12/08/2021
Dia do meu 73º aniversário


 


No meu septuagésimo terceiro aniversário,

Refletindo:

Tenho por hábito, neste dia, refletir sobre o ano que passou e sobre o tempo que está para vir que pode ser muito  ou pouco mas é o que me está reservado, sobre isso  não tenho poder de decisão, só me resta aceitar. 

Sabendo que nunca se é demasiado velho para crescer, isto, como é  óbvio, no sentido do crescimento intelectual, pessoal e social, hoje subo mais um degrau na minha aprendizagem que espero tenha ainda mais alguns patamares pois ainda tenho muito a aprender, a  crescer,  a viver...

Graças a Deus vou-me aguentando, ainda não atingi a fase da rabugice e vou tentando envelhecer com  serenidade e elegância.

Para mim, fazer anos é bom, é sinal que ultrapassamos várias etapas que muitos não tiveram o privilégio de viver.

Viver é viver, existem coisas básicas e valores que nunca se alteram, quanto ao resto tento manter-me atualizada  através da  leitura de jornais, revistas e livros, da televisão e  muitas vezes concluo, com agrado, que o que se usa agora já foi moda na minha juventude

Tenho muita esperança no futuro e nos jovens que ocuparão os nossos lugares pois estão, regra geral, muito mais e melhor preparados do que nós sobretudo em relação ao meio ambiente e à sua preservação.

A idade não me preocupa , mas o  caminho que me leva ao crepúsculo, entretanto sinto-me feliz, pelas minhas faculdades e vou gozando o que a vida me proporciona, com o meu ser interior,  teimoso, que nunca cresce, a querer dizer-me que ainda estou com vinte ou trinta anos ...

Mas como diz o ditado: -Não vale a pena chorar sobre leite derramado! o que lá vai, lá vai, agora resta-me aproveitar tentando viver ao máximo pois ainda tenho muitas pessoas que quero conhecer, coisas a aprender, lugares a visitar e as minhas mãos a estender para ajudar quem precisa de mim, nunca  esquecendo que uma das maravilhas da vida é a própria vida.

E porque é dia de parabéns, plural da palavra parabém, que se formou  da palavra para mais a palavra bem, se me desejares bem agradeço e retribuo pois o que mais quero, meu amigo/a é ver-te bem, feliz e realizado/a.