sábado, 8 de maio de 2010

Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada

Estas festas realizam-se no 5º Domingo após a Páscoa. Nelas participam anualmente milhares de peregrinos, muitos pagadores de promessas outros imigrantes que regressam a matar saudades e aproveitam para participarem na expressão máxima da sua fé e  devoção.
A imagem do Senhor encontra-se no côro baixo ao fundo no da igreja  de Nossa Senhora da Esperança no Campo de São Francisco e integra a procissão que se realiza há mais de trezentos anos sempre com o mesmo itinerário,  num percurso de vários kms, atapetados de flores que levam   mais de cinco horas a percorrer.
Esta festa foi introduzida por Madre Teresa d'Anunciada em 1683, quando fez votos e a partir daí dedicou a sua vida a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Este seu amor a Cristo  levou-a a honrar de forma especial a imagem do " Ecce Homo"que encontrou pobre, abandonada e escondida, há mais de cem anos, numa dependência do convento.
Esta imagem havia sido doada pelo papa Paulo III a duas religiosas que tinham ido a Roma pedir autorização para fundarem um convento em Ponta Delgada nos Açores.
É esta imagem que hoje se traslada, em procissão à volta do campo de São Francisco, do côro para a igreja , para amanhã, Domingo se realizar a procissão Maior ao longo das ruas da cidade.
Estive em Ponta Delgada no fim de Março passado e como boa açoriana, não pude deixar de ir ao Santuário visitar o Senhor e apercebi-me da beleza dos azulejos que revestem as paredes daquele templo, contando a vida de Madre Teresa d'Anunciada a quem tudo se deve no âmbito desta devoção que não se explica mas que se sente de uma forma especial, indiferente ao tempo, às modas e às opiniões dos mais descrentes e ou cépticos.
Aqui fica a história de uma vida, em azulejos: