sábado, 26 de fevereiro de 2011

O poder da música no desenvolvimento pessoal


Tendo-se celebrado ontem o dia mundial da língua gestual, foi muito divulgado um projecto, posto em prática pela cantora Paula Teixeira denominado "Som e Silêncio",  um projecto inovador que através de práticas pedagógicas adequadas mistura estes dois mundos opostos ajudando a ultrapassar as barreiras que existem entre as pessoas, fazendo com que, embora lentamente, desapareça a indiferença à diferença, sensibilizando-se para a questão das barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes.
A comunicação pode-se fazer, como é sabido, de muitas formas, a música, o gesto, o desenho são maneiras de se ultrapassar esta barreira psicológica e de chegar ao fundo do coração das pessoas ao mais íntimo.
Quanto a mim a música é uma das armas mais poderosas para fazer desaparecer a falha na comunicação interpessoal, sempre considerei a educação musical uma área fundamental  para a formação e desenvolvimento cognitivo e sensorial do indivíduo, sendo um complemento que contribui sobremaneira para a educação harmoniosa da pessoa.
Foi pensando no tema que me lembrei da visita que efectuei recentemente ao Museu do Brinquedo, em Sintra e da exposição temporária que lá estava patente, a qual vai precisamente de encontro ao que aqui digo.
Tratava-se de um estudo dos brinquedos sonoros utilizados na educação da criança desde bebé. A quem passaria pela cabeça que as pequenas rocas que damos aos bebés para se distraírem são  instrumentos musicais que já estão a contribuir para o seu desenvolvimento global? Pois assim é, e muito haveria a dizer , mas fiquemo - nos  com o contributo da referida exposição, efectuada com brinquedos sonoros do espólio do museu e do professor Carlos Guerreiro