quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pormenores da Golegã

Como te disse anteriormente, estive  em Novembro, na Golegã, na feira de São Martinho. Sempre atenta a certos pormenores, captei algumas imagens  que me sensibilizaram,  as quais registo aqui, dedicando-as às senhoras do Núcleo de Artes de Riachos que na altura estavam lá representadas com uma bela exposição, da qual, já aqui falei.


Cansada mas feliz!


Dia de Reis/A nossa Estrela

A igreja já celebrou, no passado domingo, a festa da Epifania que lembra este fenómeno miraculoso que foi a aparição do Menino ao Mundo, como Deus, o qual com o seu nascimento se manifestara como homem.
No entanto, é hoje 6 de Janeiro, o dia em que tradicionalmente se lembram os Reis Magos  vindos do Oriente para adorar o Menino. Este episódio bíblico contém um público reconhecimento da divindade do Menino Jesus unida à sua humanidade.
Este Menino nasceu em Belém da Judeia no tempo do rei Herodes e os Magos tendo conhecimento deste facto dirigiram-se a Jerusalém e perguntaram:
-Onde está o Rei dos Judeus que acabou de nascer? Vimos a sua estrela  no Oriente e viemos adorá-Lo...
O rei Herodes ouvindo isto, ficou alarmado, reuniu os sumos sacerdotes e os escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Menino ao que todos responderam:
-Em Belém da Judeia
Herodes então mandou os magos até Belém, ordenando-lhes que voltassem a informar do  seu paradeiro, só que estes avisados que este Lhe  queria fazer mal, adoraram-No, ofereceram-Lhe presentes e regressaram às suas terras por outro caminho. 
O que quero aqui reflectir é que, segundo estes factos bíblicos, Deus com esta manifestação pôs em prática o seu plano de amor e salvação e os Magos seguiram a sua estrela, os seus ideais mesmo contrariando o poder de Herodes. 
É isso mesmo que devemos reter neste dia: 

-É primordial levar a sério o que fazemos, o que queremos  e os nossos ideais, seguindo a nossa estrela,  afincadamente...