segunda-feira, 28 de setembro de 2015

29 de Setembro, dia dos Arcanjos:







Porque não vou à procissão da  Vila das Lajes ...
A igreja católica venera a 29 de Setembro os três arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel. A igreja cultiva esta devoção considerando estes arcanjos protectores e intercessores que, acredita, vêm do Céu em nosso socorro.
Anjo significa mensageiro mas arcanjo é o anjo principal.
 A respeito desta efeméride lembrei-me, que no local onde nasci, que então era freguesia e agora é a vila das Lajes, na ilha Terceira, Açores, no domingo a seguir a este dia, se venera o arcanjo São Miguel que é o orago da Vila.
Quando eu  era criança não sabia que os arcanjos ocupam um lugar cimeiro em relação aos anjos na corte celestial,o que agora me orgulha muito, por ter convivido na minha infância com um anjo principal....contudo,  admirava esta imagem pela sua postura, pois ele equilibra-se continuamente só num pé, o que para uma criança é um feito notável, diga-se de passagem, e policromia muito suave e quando ia à igreja nunca a olhava directamente nos olhos  pois tinha medo que ele lesse o meu olhar e se apercebesse das minhas faltas e as pesasse na balança que segurava continuamente com o indicador e o polegar da mão esquerda, fazendo a balança oscilar perigosamente, pois eu na minha inocência infantil pensava ser uma grande pecadora...
São Miguel Arcanjo, segundo a bíblia é um dos sete espíritos assistentes ao trono do altíssimo, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.
É por isto que domingo próximo, é dia de procissão de São Miguel Arcanjo na vila das Lajes e a sua imagem vai em andor percorrer a artéria principal da vila a abençoar os seus habitantes e forasteiros que nesse dia tradicionalmente a visitam. Então, estou em crer, que a balança vai-se inclinar pesando as faltas dos lajenses e visitantes e eu não vou, porque tenho medo, que o arcanjo ao dar por mim, pese os meus pecados, e a balança não aguente, caia com grande estrondo e todos ficarão sabendo que sou grande pecadora !
Esta é a imagem de São Miguel arcanjo da igreja da minha terra natal que costuma estar no altar- mor mas a fotografia foi tirada no dia anterior à procissão e ele foi apeado do seu lugar para ser colocado no andor e decorado a rigor, no que os lajenses são exímios!