quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dia de amigas / 2011

Cá na minha terra, ilha Terceira - Açores, tudo é pretexto para se fazer uma festa e o Carnaval não é excepção, começando-se a preparar as danças de Carnaval logo após o Natal e às vezes até antes. Mas, do que eu quero aqui falar é das quatro quintas-feiras que antecedem a quadra carnavalesca que são comemoradas de uma forma especial.; A semana passada festejaram-se os amigos, hoje festejam-se as amigas e depois seguem-se o dia dos compadres e das comadres. Claro que estes dias servem sempre de motivo para alegres reuniões de amigos, amigas, compadres ou comadres que em franco convívio se divertem aproveitando para almoçarem, jantarem ou lancharem juntos e para reactivarem os laços que os unem, pois como se sabe, a amizade tem que ser "regada e tratada" para não murchar ...
A semana passada o meu marido foi jantar com um grupo de amigos e eu hoje vou almoçar com umas amigas e depois vou tomar chá com outro grupo, também fiz uns bolinhos de coco para oferecer às amigas.
Cá estão eles, és servida,amiga? 
Fiz várias tacinhas que vou distribuir por algumas amigas.
São sequinhos e saborosos, vou publicar as porções na minha página das receitas, podes procurar lá.
Curiosamente quando tirei a foto apercebi-me que estava a usar uma pequena toalha de linho que era da minha mãe, tinha sido feita por ela e com o seu monograma:  M.A.
Maria Almeida, a maior e melhor amiga que eu já tive, a quem presto homenagem neste dia das amigas, por me lembrar dela e de como sabia ser amiga, não estando à espera de tirar proveito das pessoas com quem convivia, sabendo ser leal e calando os segredos ou as confidências que lhe faziam.
Enfim, pensando nisto tudo, alinhavei esta pobre quadra que me parece resume quanto baste a essência deste valor que é a amizade:

A amizade verdadeira
Resiste ao tempo e à ausência,
Aos atritos e à saudade,
Aumenta c'a convivência!

E agora um conselho, para as que ainda não encontraram "aquela amiga" que anseiam:

Espera, com paciência, pois a expectativa  é a chave para tudo...

Feliz dia de amigas!

Fui almoçar com um grupo de amigas, foi bastante agradável.
Aqui registo alguns dos momentos que se viveram neste dia que pretende celebrar a amizade.
Espero que este valor da amizade seja contagioso como a alegria o entusiasmo e o amor e tenha proporcionado a todas as mulheres terceirenses momentos tão bons e marcantes como os que eu vivi hoje.