quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

À minha amiga Marilva





Dedico estes pensamentos à minha amiga Marilva que é uma grande fã das danças de Carnaval na ilha Terceira.
Um Carnaval sem ter danças,
É uma cidade sem ruas
E uma árvore sem folhas.
Um Carnaval com muitas danças,
É um bouquê de lembranças
Dos gemidos das violas,
E brilhos das lantejoulas.
No Carnaval ao vermos danças,
Pintam-se nos rostos sorrisos...
De oásis e paraísos!

29 - Janeiro - 2009 (Quinta feira de amigos)


É, já tradicional, nos Açores, comemorarem-se as quatro quintas-feiras que antecedem o Carnaval, dedicando-se cada uma delas ao seu tema: Amigos, amigas, compadres, comadres.
Digamos que é uma maneira de se fazer, lentamente a entrada numa época tão festeira e folgazã.
Hoje, portanto, é quinta-feira de amigos. Os amigos juntam-se para almoçar e conversar, telefonam para reatar amizades, encontram-se com colegas e quem sabe aí comece uma nova e bela amizade! Pois, na minha opinião, não devemos, nem podemos ficar sentados à espera que o destino decida as amizades das nossas vidas, temos de ser nós a influenciá-las, a encontrá-las, a
alimentá-las... Há até um provérbio chinês que, muito a propósito, diz: "Não deixes que a erva cresça no caminho que te conduz a casa do teu amigo!".
O amigo tal como o encontramos, com as suas qualidades e os seus defeitos, pois é sabido que todos temos defeitos, "quem procura um amigo sem defeitos fica sem ele!". O que é preciso é aprimorarmo-nos na arte de viver em comum o que na verdade não é nada fácil.
Não tens amigos ou pensas que não tens amigos? Está descansado, relaxa, os amigos são como a felicidade, têm a tendência para aparecer sem avisar, quando estamos a pensar ou embrenhados noutro assunto qualquer.
Quem sabe se tens amigos e ainda não deste por isso?... estás à espera de quê, de um marciano?
Para lembrar este dia, aqui registo estas ideia de Einstein que embora escritas há muitos anos, continuam verdadeiras e actuais.