segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Cartões de Natal :

 - A sua e a minha história!

Longe vão os tempos em que, por esta altura do ano, os serões eram passados a escrever e ou a ler postais de natal, recebíamos muitos e a minha mãe costumava decorar um pinheiro com lindos cartões recebidos da América, depois quando tive a minha própria casa também a decorava com eles, agora já não os recebo, pudera, também já não os mando como costumava fazer... O telefone, o telemóvel e a Internet fizeram com que, em alguns casos, esse encantador hábito fosse um pouco ultrapassado, no entanto, noticiou-se hoje queos carteiros iriam entregar milhões de mensagens de Natal.
 Quando ouvi esta notícia lembrei-me de uma anedota em cartoon em que a senhora à porta de casa agradecia ao carteiro e lhe desejava Bom Natal, nem queiram ver a carranca do desgraçado, carregado de correspondência... Na verdade, os correios e os seus funcionários são bastante sobrecarregados nesta época, penso que alguns carteiros ficarão fartos do Natal e das encomendas, cartões e mensagens que têm que entregar no endereço próprio.
Segundo breve pesquisa fiquei sabendo que estes cartões que variam nos desenhos, cores e que têm sempre uma mensagem de esperança e alegria e um cunho de mimo de quem os envia para quem os recebe,  tiveram a sua origem no séc.XIX, no ano de 1843 por iniciativa de Henry Cole, director de um museu em Londres que todos os anos costumava escrever longas cartas aos seus amigos, com votos de boas-festas, como nesse ano não tivesse tempo de escrever  cartas, pediu a um amigo, John C. Horsley que lhe desenhasse um cartão com uma mensagem para imprimir para substituir os votos anuais. Com o passar do tempo, este facto deu origem a um grande negócio e acrescentou este encantador e fantasioso costume às tradições de Natal .
Na verdade, há cartões lindíssimos , nos mais variados tipos de papel e que por vezes custam bastante caro. Sei que os amigos merecem isso e muito mais, numa época como esta, mas quanto a mim nada mais delicioso do que fazer os nossos próprios cartões, com algum material que se compre ou então, com material reciclado.
Se os nossos amigos receberem uma mensagem feita e decorada pelas nossas próprias mãos, naturalmente vão perceber o carinho e gosto que pusemos naquele trabalho e o quanto gostamos deles.
Costumava fazer isso, influenciada pelos trabalhos que tinha que desenvolver com os meus alunos, mas isso, infelizmente,  "foi chão que deu uvas" agora as novas tecnologias permitem-nos contactar com amigos e familiares de forma rápida e eficaz. Fico contudo, sempre um pouco nostálgica ao pensar nos tempos antigos, e vou à caixa onde guardo dezenas  desses lindos exemplares, para matar saudades dos tempos antigos, e daqueles que os enviaram mas que já não estão entre nós.
Aqui te mostro alguns dos meus cartões vintage do Natal de 1970