quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os meus pobres, tristes e raquíticos girassois...


No dia 10, do passado mês de Março, neste blogue, dei conta, toda contente, da minha sementeira. Havia semeado girassois! A partir daí fiquei a esperar e a sonhar com abundantes renques de grandes flores amarelas, decorando as redondezas da minha casa e alegrando nossos olhos e os dos vizinhos e visitantes. Fiei-me então na sorte que faria brotar as grandes flores amarelas com seus olhos castanhos, a espreitarem o sol... O pior foi mesmo ter incluído a sorte em meus planos!!! E esperar sentada, como se costuma dizer.
Eis senão quando vejo florir as flores do meu vizinho que me havia dado as sementes e as minhas, nada... ficaram grandes, mereciam elogios das pessoas que passavam, as outras, as do vizinho, as minhas foram brotando a custo, devagarinho, envergonhadas, raquíticas... e eu decepcionada e envergonhada como as minhas flores!
Envergonhada sim, porque com a minha idade e experiência de vida, já deveria saber que essa atitude de se esperar pela sorte não dá certo; temos de lutar, trabalhar, insistir, suar para que dê certo e então o sol as flores a cor a felicidade brote na nossa vida.
Não falo de projectos grandiosos, falo do dia a dia , da amizade, das relações interpessoais em família, no trabalho, na escola, falo da saúde, da nossa casa, dos estudos, do crescer... Tudo dá trabalho, tudo tem que ser regado, adubado, amado, acarinhado, para se atingir o patamar ideal que propicie êxito, resultado, bem - estar, felicidade.
Não podemos mudar a direcção dos ventos, é algo que não está ao nosso alcance, mas podemos regular a nossa vida para rumarmos a bom porto, a bom destino, fazendo aquilho que acreditamos ser certo, aproveitando o encantamento que nos rodeia, não
esquecendo que para cada problema há uma solução, basta regar os girassois e ter presente que esta flor leva a vida a girar à procura do sol.
Os meus raqúíticos girassois tiveram o condão de me fazer pensar nestas coisas, não se perdeu tudo...
E tú amiga(o) , não te esqueças da minha triste experiência, aduba, rega, ama as flores que a vida te oferece e procura o sol que aquecerá o teu coração!!!