quarta-feira, 15 de julho de 2009

A amizade que se manifesta para além do tempo.



O Francisco Luís Franco de Sousa era meu vizinho e amigo da nossa família.

Desde que me casei que o conheço porque frequentava a casa dos meus sogros e vivia numa casa nossa. Depois do terramoto de 1980 reconstruiu uma casa mesmo em frente da casa que nós construímos e vivia contente dedicando mais tempo à família depois da sua reforma mas, há sempre um mas, o tempo bom acabou porque adoeceu gravemente!

Fui várias vezes visitá-lo e conversar um bocadinho com ele para ajudar a passar o tempo e a esquecer as dores e gostava de lhe fazer bolo de chocolate porque sabia que ele era guloso.

Infelizmente já não precisa das minhas visitas nem dos meus bolos porque faleceu em Dezembro de 2007. Ainda olho muitas vezes para a janela onde ele costumava sentar-se e para onde eu costumava olhar para lhe dizer adeus e para lhe perguntar como estava.

O que eu não sabia era como ele apreciava a minha amizade e as minhas visitas.
Pediu à sua mulher, Anselma, que faz crochet muito bem feito, para me fazer um trabalho em crochet e esta compreendendo-lhe a vontade lá começou a fazê-lo mas a doença abreviou-se o fatídico dia chegou e ela desanimou e perdeu o gosto pelos seus trabalhos.
Passado este tempo querendo cumprir a vontade ao marido, lá ganhou forças e terminou o que havia começado. E eu apressei-me a usá-lo com a coroa do Srº. Espírito Santo, iluminado com lamparina de azeite, pedindo-lhe que lhe ilumine a alma e nos guie a todos.

Aqui fica o registo e a prova de que há valores, como a amizade a gratidão e o carinho que perduram para além da morte.