terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

No Dia de SÃO Valentim

Conta a história que o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos entre os jovens do seu reino, porque acreditava que se casassem ficariam presos à família e não quereriam pertencer ao seu exército. Como tinha o objectivo e o sonho de formar um grande exército pensou que esta medida faria com que se alistassem mais facilmente
Contudo, teve pouca sorte, porque houve um bispo romano de nome Valentim que continuou a efectuar casamentos em segredo, apesar da proibição do soberano.Tendo este sido descoberto, foi preso e condenado, mas enquanto esteve na prisão muitos jovens lhe atiravam flores para a cela e bilhetes dizendo que acreditavam no amor.
Foi decapitado a 14 de Fevereiro do ano 270.
Aqui está o esclarecimento do porquê de este santo da igreja católica ter dado o nome a este dia que se identifica como sendo o dia dos namorados.
 
E porque neste dia também se fala muito de amor, e para que nos lembremos que esta palavra é uma palavra que não deve ser usada com leviandade aqui registo algumas frases sobre o amor, seleccionadas  pelo escritor Paulo Coelho , para que possamos meditar seriamente sobre o assunto.

" O amor é a força que transforma e melhora a alma do Mundo"

" O amor é a única coisa que estimula a inteligência e a criatividade, é algo que nos purifica e liberta"

" O amor é uma força que está na terra para nos dar alegria e para nos aproximar de Deus e do nosso próximo" 

"O amor é a chave para a compreensão  de todos os mistérios" 

" O amor está acima de tudo, não tem ódios, apenas equívocos

" No amor está a semente do nosso crescimento, quanto mais amamos, mais próximos estaremos da experiência espiritual"

" O amor dá-nos a Força necessária para desempenhar tarefas impossíveis" 

" Quem ama esperando qualquer retribuição perde o seu tempo"

" O verdadeiro amor é um acto de entrega total"

" Quando se ama as coisas fazem ainda mais sentido"

E com estes pensamentos e esta imensa sabedoria te deixo não sem antes te desejar que sejas muito amada/o mas que sobretudo saibas amar para que os que estão à tua volta se sintam felizes. Quanto a mim estou a fazer um esforço, tem dias...
Um beijinho amigo

Uma almotolia que rima com melancolia

Uma almotolia que rima com melancolia:

Uma almotolia é um pequeno recipiente para aplicar óleos lubrificantes. Esta palavra, almotolia é de origem árabe, o al no início da palavra é um artigo, portanto a palavra original era AL-MUTLIA, nome dado pelos árabes a certos recipientes de argila onde acondicionavam o azeite. Ainda hoje, no nosso linguarejar corrente usamos muitas palavras deixadas por esses povos, como por exemplo: alface, alecrim, alfaiate, alfenim, alguidar, alcatra, algema, algodão, alfarrábio etc:
Ontem fez treze anos que o meu pai faleceu e fui às Lajes, minha terra natal, visitei , no cemitério local a campa dos meus pais e fui lá a casa, entrei na velha casa de arrumos que também servia de adega e, ao abrir uma caixa carunchosa, encontrei esta almotolia de marca EAGLE, made in U:S:A. Que saudades, parece que naquele momento vi as mãos calejadas do meu pai  a lubrificarem as dobradiças e as fechaduras das portas! Aí compreendi porque se diz que as pessoas são imortais, na verdade as pessoas não morrem enquanto permanecem no nosso coração e na nossa memória...
Então, cheia da melancolia, trouxe aquela velha peça para minha casa, lavei-a e limpei-a muito bem, como estás a ver.  Não sei é para quê, embora saiba muito bem porquê!