quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Uma grande viagem...Ler e escrever!

Ler e escrever é como quem anda ou faz uma viagem, quanto mais lemos ou escrevemos mais nos apetece a fazê -lo. Eu, confesso, sou dependente!É que tenho ido a muito lugar, tenho visto e aprendido muita coisa, tenho arranjado muitos amigos, enfim, tenho enriquecido muito através da prática da leitura e da escrita...´
Sei que isto não é novidade para ninguém, mas não me importo, pois não tenho a veleidade de descobrir nada, visto que, já Salomão dizia:"O QUE FOI É O QUE HÁ-DE SER, E O QUE SE FEZ , SE TORNARÁ A FAZER, NADA HÁ, POIS, DE NOVO DEBAIXO DO SOL" (Eclesiastes 1/9).
Não existindo, portanto, nada de novo debaixo do Sol, resta-me a coragem de deixar vir à superfície , através do prazer de escrever, as minhas alegrias , angústias, aprendizagens, medos, ansiedades e expectativas, sentindo-me um ser humano normal mas translúcido.
Sei que as mesmas palavras e textos não têm idêntica conotação para todos os leitores, pois isso tem a ver com variados factores como sejam o estado de espírito, as viências,idade, cultura, etc., o importante é que a minha mão, depois de escrever, repousa sossegada, como alguém que acaba de cumprir um dever e o meu coração sorri, contente por ter contactado contigo, meu amigo/a!

As saudades de escrever...







É ainda com alguma dificuldade que depois destes longos dias de recuperação consigo chegar ao computador visto ter que descer uns degraus, mas com vontade consegue-se...Que falta me fez este meu amigo onde, embora tardiamente, me habituei a registar algumas das minhas vivências e experiências mais significativas,substituindo assim o meu velho cadernino.É que posso ser uma sessentona mas uma sessentona actualizada que gosta de acompanhar o progresso e de partilhar a sua experiência com os outros!
Persinto que haverá pouca gente interessada no que tenho para dizer ,mas isso não me preocupa por aí além, o que quero é escrever, é ter o prazer de lançar para o exterior o que me vai na cabeça e na alma e os outros leiam se lhes apetecer e que façam bom proveito!
É que, conto-te em segredo, quando escrevo sinto-me leve e feliz, os meus problemas e até as minhas dores desaparecem, é por isso que me esqueci das dores e do inchaço da minha perna, enquanto escrevi ... digam lá se não é muito melhor do que ir à farmácia comprar medicamentos?

As sessões de fisioterapia:


Hoje vou à quinta sessão de fisioterapia, ali no centro de fisioterapia António Lopes, na rua da Madre Deus, ao lado da escola Infante D. Henrique. Ainda é muito cedo para se perceberem melhoras significativas ,segundo diz o fisioterapeuta Nuno que me atende, ajuda e compreende, com umas mãos muito profissionais, o que é sobremaneira importante ,visto que estas são o principal instrumento de trabalho para um fisioterapeuta que se preze e às quais dedico o trabalhinho que se segue:

Mãos suaves mas firmes
Profissionais, silenciosas,
Mãos que afastam as dores...
Diligentes, atenciosas!
***
Mãos que curam.
Mãos seguras...
Mãos zelosas,
Mãos que ajudam!
***
Esperança dos que sofrem
A quem acalmam os medos
Devolvendo a segurança
E também os movimentos!
***
Mãos que curam ,
Mãos seguras...
Mãos zelosas,
Mãos que ajudam!
***
Do Nuno são estas mãos,
Que num toque de magia
Vendo nos doentes irmãos,
Tentam espalhar alegria.
*********
18/09/2008
CLARA FARIA da ROSA