segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A magia do meu sótão


Passada a época de Natal, subo as escadas em caracol, entro no sótão e deposito no chão um amontoado de artigos de natal , que costumo guardar, para no ano seguinte reciclar e fazer novas decorações, já sabem que não sou de deitar nada fora! Fico a olhar para aquele amontoado e a pensar como as  coisas mudam, e no facto de aquilo  que há dias tinha vida, colorido, impressionava e desempenhava a sua função apelativa agora não passar de um amontoado de coisas sem importância, que não nos despertam a atenção nem nos fazem bater o coração, é como com as pessoas - penso eu com os meus botões -  precisam de determinação, presença e de saberem ocupar o lugar certo no momento certo...
Agora, preciso de tempo, para acondicionar tudo, com cuidado... Antes porém, olho à minha volta e lembro-me do agradável que é ter um sótão e de como seria bom que os arquitectos, engenheiros e decoradores compreendessem a importância de subir a um  lugar como aquele, ouvindo as escadas rangerem,  ver as traves de madeira com algumas teias de aranha que lá se alojaram com o passar do tempo e ter oportunidade e tema para sonhar, sonhar .
O meu sótão, no Verão é tórrido, sufocante e no Inverno é de um frio glaciar mas é, para mim, um local de fantasia  e de sonho porque olho à volta e vejo tudo arrumado por "secções".Parece que a minha vida ali se apresenta num livro de vários capítulos ;   A um canto estão umas velhas arcas com coisas dos meus pais que só por si me contam velhas histórias e me despertam muitas emoções e saudades, então se as abrir, nem te conto, são lençóis bordados em serões que se faziam à luz de petróleo, são colchas e cobertores tecidos em velhos teares manuais, toalhas de linho cultivado por avós e trisavós, caixas com loiças que me lembram antigas mesas mais ou menos lautas mas sempre rodeadas de muito amor e respeito por quem lá se sentava , livros do meu tempo de escola, do meu marido e filho, talvez pedagogicamente desactualizados mas que ao serem abertos são como contos de fadas, os cadernos em que o meu filho traçou as primeiras letras e palavras, as suas roupas de bebé e brinquedos , o seu, primeiro triciclo, o parque onde ficava a brincar enquanto eu preparava os meus trabalhos para a aula do dia seguinte, os fatos e vestidos antigos que  lembram épocas diferentes da nossa história de vida...
O meu sótão é o meu museu etnográfico onde eu posso redescobrir a minha história e a da minha família, o local mais vital  e cheio de encanto da minha casa .
É por tudo isto que penso  que os projectos para casas novas e modernas, deveriam incluir novamente um sótão, com traves de madeira, com o soalho a ranger e raios de sol portadores de mensagens mágicas, alegres e fantasiosas a entrar por uma janelinha, de vidros pequeninos e coloridos.  

Pela escada em caracol acesso ao meu mundo de magia: o meu sótão!


Sem comentários:

Enviar um comentário