segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Eu bem que desconfiava!

 Eu bem que desconfiava, quando colocava esta manta ou colcha, na minha varanda para a engalanar por ocasião da festa da localidade que ela, embora na minha posse há muito, não tinha nada a ver com o artesanato local...
 Fui adiando esta dúvida até que agora, depois de uma  conversa com uma amiga muito entendida nestas matérias, e de a seu conselho fazer uma pesquisa no Google, concluí que esta linda peça, é uma colcha de feltro, artesanato de Nisa, que é uma vila alentejana situada no distrito de Portalegre em Portugal Continental.
 São os únicos trabalhos de Nisa onde se utiliza a máquina de costura para, após um minucioso trabalho de recorte de folhas, cachos de uvas e outros temas relativos à flora local, em feltro, serem aplicados sobre a peça chave. 
Segundo me apercebi, esta arte tradicional e popular aplica-se em toalhas de camilhas, mantas ou cobertores, barras de saias. panos para mesas, almofadões e outros.
Eu bem que desconfiava, que tinha na minha arca, uma peça muito original e de valor cultural! 

Sem comentários:

Enviar um comentário