domingo, 9 de abril de 2017

Esparregado em dia de ramos:


Hoje foi dia de ramos! O dia em que a igreja lembrou a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, antes da sua paixão e morte. O povo cortou ramos e ramagens de árvores, para cobrir o chão onde jesus passava montado num jumento e aclamou-o com ramos de palmeiras.
Abrindo,este dia, a Semana Santa, a Igreja costuma recriar o episódio bíblico que atrás se descreve .
Neste dia já se comem folares e amêndoas e no continente também se come bola- de- carne .
A minha mãe referia-se a este  dia  como "dia de grãos" e dizia que não se deviam meter folhas na panela, isto numa clara referência aos ramos que aclamaram Jesus. Portanto, desde criança, que vi lá em casa cozinhar-se   canja com arroz, sopa de grão, papas de arroz, milho cozido etc., nada que levasse folhas!
E sendo criada assim  e porque religião não é só aquilo em que acreditamos mas também o modo como vivemos, quando tive a minha própria casa e a responsabilidade de pôr a mesa, tive sempre o cuidado de, neste dia, seguir esta regra ou esta tradição familiar.
Tive , digo bem, pois infelizmente isso hoje não aconteceu, a regra foi quebrada como passo a contar:
Na minha horta, tenho um lindo canteiro de nabos forrageiros, daqueles que se apanham as folhas e ficamos à espera de mais, ontem olhando para eles verifiquei que havia grandes e belas folhas que se podiam apanhar, e se bem o pensei melhor o fiz, toca de apanhar, lavar e cozer em água abundante  e sal os ditos para ficarem a escorrer durante a noite. Pela manhã, bastante alho picadinho e azeite a alourar, na panela, enquanto picava muito picadinho os nabos que foram a saltear no azeite e depois de misturar com um béchamel temperadinho com um pouco de pimenta estava pronto à espera do almoço.
Sentados à mesa deliciávamo-nos com uma bela carnina assada acompanhada com o dito prato e diz o meu marido:
_ Estes nabos fizeram um belo esparregado!
_Ó diabo, e hoje que não é dia de comer folhas !- Lamento eu - Nunca me lembrei!
Foi uma falha que me entristeceu, no próximo ano tentarei seguir o que aprendi, porque gosto de manter as tradições  familiares e esta tradição embora simples é reveladora de um passado histórico que os cristãos não podem esquecer...

Sem comentários:

Enviar um comentário