domingo, 3 de abril de 2016

Mesas De Honra (Workshop)


Sou de opinião que manifestar interesse por qualquer actividade  seja ela física ou mental, mais ou menos corriqueira, demonstra um saudável instinto de sobrevivência a vários níveis e traz benefícios a curto, a médio e a longo  prazo incalculáveis;Acreditando também que o tempo e as oportunidades são duas coisas únicas na nossa vida inteira que não podem ser compradas, só gozadas, apressei-me a aproveitar uma oportunidade com que me deparei através de um anuncio num jornal local: -O Museu de Angra do Heroísmo  ia promover um "Workshop" intitulado MESAS DE HONRA!
Lá me inscrevi, porque não sou pessoa de ficar sentada à espera que o destino resolva a minha vida, gosto de influenciá-la, de resolvê-la, e em em boa hora o fiz!
Foi uma tarde de sábado em que através do Professor de restaurante e bar da Escola Profissional da Praia da Vitória Paulo Pires aprimorei  e viajei por vários saberes no campo do fausto das mesas de cerimónia de séculos passados,os quais através do saber e do entusiasmo do mestre foram música para os meus ouvidos,e pintura para os meus olhos, saber esse transposto para os nossos dias e para ocasiões especificas  e que tocaram em pontos vários como:
Alinhamento das mesas , necessidade do bancal ou protecção, marcação de lugares, talheres, pratos copos, guardanapos, protocolos etc. Isto tudo com um saber, uma minúcia , um pormenor de relevo explicando não só como deve ser feito mas o porquê e apresentando alternativas aceitáveis. Após o que as participantes treinaram, acabando sentadas a uma sumptuosa e requintada mesa, embora sem repasto, o que não preocupou ninguém tal era o grau de satisfação geral!
Para terminar foi feita uma ligação pedagógica às peças de baixelas expostas na exposição do museu " Do Mar e da Terra ...Uma História no Atlântico"
Enfim, adorei, não sei se por ser uma tarde de Primavera que faz com que as mulheres apreciem com mais pormenor e minúcia as coisas belas e os momentos únicos e requintados, mas estou em crer que foi mais pelo entusiasmo saber e oportunidade do professor Paulo Pires a quem agradeço a transmissão de tantos saberes adquiridos ao longo de uma rica e variada carreira profissional. Um agradecimento especial ao Museu de Angra por ter levado a cabo tão louvável iniciativa!















Sem comentários:

Enviar um comentário