domingo, 20 de março de 2016


Hoje é dia de ramos! O dia em que a igreja lembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, antes da sua paixão e morte. O povo cortou ramos e ramagens de árvores, para cobrir o chão onde jesus passava montado num jumento e aclamou-o com ramos de palmeiras.
Abrindo, este dia, a Semana Santa, a Igreja costuma recriar o episódio bíblico que atrás se descreve o que aconteceu também, na igreja paroquial de São Pedro de Angra Do Heroísmo.
A cerimónia teve início junto ao império da rua de baixo de São Pedro onde  o pároco reverendo Jacinto Bento benzeu os ramos que depois de distribuídos pelas pessoas, foram levados em procissão para a igreja onde se celebrou a Eucaristia dominical com as leituras apropriadas e muitos cânticos.
Neste dia já se comem folares e amêndoas e no continente come-se bola- de- carne e outras iguarias.
Quando eu era criança tenho ideia de se chamar a este dia "dia de grãos" porque a minha mãe dizia que não se metiam folhas na panela, portanto, fazia-se canja com arroz, sopa de grão, papas de arroz, milho cozido etc., isto numa referência clara ,aos ramos que aclamaram Jesus!






Sem comentários:

Enviar um comentário